TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão os processos administrativos

Artigo: Gestão os processos administrativos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2013  •  Artigo  •  678 Palavras (3 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 3

Administrar é gerir, tomar decisões, e realizar ações que compreende quatro processos principais interligados: Planejamento (Definir objetivos ou resultados a ser alcançado, Organizar (É o processo de dispor qualquer coleção de recursos em uma estrutura que facilite a realização de objetivos), Direção (Processo de acionar os recursos que realizam as atividades e os objetivos), Controlar (É o processo de assegurar a realização dos objetivos e de identificar a necessidade de modificá-los).

Principais atividades do administrador: Tomar decisões e resolver problemas, processar informações, representar a empresa, administrar pessoas (Liderar).

E assim neste trabalho a seguir irei definir os dois últimos processos administrativos Direção e Controle.

Direção e o processo administrativo que conduz e coordena o pessoal na execução das tarefas antecipadamente planejadas.

Dirigir uma empresa significa fazer com que os empregados (colaboradores), executem as tarefas (ou serviços) pelas quais respondem.

Tarefa e um trabalho que há de se concluir em determinado tempo; e o exercício de funções obrigatórias, ou, ou então, o desempenho de qualquer trabalho.

Os principais meios de direção de uma entidade (empresa) são:

a) Ordens ou instruções (transmitir decisões aos subordinados); são dadas ou transmitidas pelos encarregados da direção, enquanto ao empregado cumpre obedecer, executando lhe o que foi determinado.

b) Motivação: o administrador ou dirigente não pode ignorar a existência desses problemas na ação de seus subordinados, pois e certo que a pessoa que trabalha numa empresa deve ter motivos para assim proceder. Podemos assim dizer que motivo e qualquer coisa que leva a uma pessoa praticar uma ação e motivação e proporcionar um motivo a uma pessoa, estimulando a agir de maneira desejada. A melhor maneira de abordar o assunto e fazer um resumo ou classificação dos motivos em quatro categorias:

 Sobrevivência (continua a viver)

 Segurança (manter se protegido)

 Satisfação (sentir se saciado; contente; realizado etc.)

 Estimulação (buscar novos estímulos)

Do ponto de vista do administrador, a motivação compreende a criação de condições que proporcionem satisfação pessoal a quem trabalha sob suas ordens. Não e tarefa simples, pois o comportamento humano e complexo.

Assim podemos citar alguns tipos de motivações do trabalho para melhor entendimento, vejamo-las:

1) Melhor remuneração (bons salários): de um modo geral, podemos dizer que o pagamento de bons salários constitui boa motivação para o trabalhador, pois e com o dinheiro ganho que satisfaz as suas necessidades e a de sua família. O que se pode ser feito de duas maneiras:

• Aumentos progressivos no desempenho da mesma função;

• Aumento de salário no caso de promoção de cargo e desempenho de novas funções.

2) Projeção e prestigio social: todos nos gostamos de ser alguém no meio de pessoas que nos cercam. Por isso,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com