TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História da Ford Motor Company

Pesquisas Acadêmicas: História da Ford Motor Company. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.577 Palavras (19 Páginas)  •  629 Visualizações

Página 1 de 19

Apresentação

A Ford é sinônimo de automóvel e inovação há mais de 100 anos. Foi a primeira indústria automobilística a se instalar no Brasil, em 1919.

1900 a 1920

1903

16 de junho - fundada em Detroit a Ford Motor Company, com capital inicial de 28 mil dólares. Logo em seguida é apresentado o 1º automóvel Ford, o Modelo A, tendo 1708 unidades fabricadas até o ano seguinte. Abertura do 1º distribuidor Ford em São Francisco, sendo que a marca passa a exportar seus veículos para a Grã-Bretanha.

1904

Abertura da 1ª fábrica da Ford fora dos EUA, em Ontário, Canadá. O Modelo A é exportado para a Austrália.

1905

Início da produção de veículos no Canadá

1908

Abertura da 1ª filial fora da América, em Paris, França. Apresentado o Modelo T, o primeiro veículo no qual Henry Ford pôde introduzir suas ideias revolucionárias. Um veículo extremamente simples e confiável, de construção robusta e baixo preço, viria a revolucionar o conceito do automóvel, que deixava de ser um luxo para poucos, e viria a ser eleito o ""O Carro do Século"". Com a introdução do Modelo T, a Ford se torna o maior fabricante norte-americano de automóveis (mais de 15 milhões de unidades foram fabricadas até o encerramento da sua produção em 1927). Porém, quando o Modelo T foi apresentado, os métodos de produção ainda eram os convencionais da época.

1909

Henry Ford e seu filho Edsel construíram seu próprio avião com motor do Modelo T. Chega ao Brasil o Ford mais antigo que se tem notícia neste país. Nessa época, recaía sobre veículos vindos da Europa a preferência dos poucos brasileiros que podiam comprar automóveis, em geral, ricos fazendeiros de um país essencialmente agrícola e com indústria incipiente. O meio de transporte mais comum era ainda de tração animal, mas os novos bondes elétricos causam sensação nas cidades.

1911

Abertura da 1ª fábrica da Ford fora da América, em Manchester, Inglaterra.

1913

Henry Ford assina contrato para venda do Modelo T na China, Indonésia e Siam. É aberta a 1ª sucursal da Ford na América do Sul (na Argentina), estabelecendo sua 1ª oficina e salão de vendas. Os automóveis Ford no Brasil eram importados por William T. Wright. James Couzens, Secretário-Geral da Ford Motor Company e homem de confiança de Henry Ford, ordena que o Gerente de Exportação da Companhia, Ellis Hampton, viaje para a Argentina com o intuito de estabelecer uma filial da Ford naquele país, o que se concretizou em fevereiro de 1914. A filial argentina daria origem à filial brasileira, alguns anos depois. Os automóveis Ford, no Brasil, eram então importados por William T. Wright. Henry Ford inicia os experimentos com o conceito de linha de montagem móvel, que se efetivaria em 1914 e iria revolucionar a produção de automóveis. Com o aumento da produção, mais da metade dos automóveis produzidos nos Estados Unidos, no início da década de 20, eram Modelos T, que chegaram a custar um mínimo de 260 dólares.

1914

Criação da Aston Martin, marca de carros esportivos de luxo.

1914/18

Com o advento da 1ª Guerra Mundial, paralisou-se a vinda de automóveis europeus para o Brasil, aumentando a procura por automóveis vindos dos EUA (principalmente do Modelo T).

1916

Começa a funcionar a fábrica da Ford em Buenos Aires, Argentina - a 1ª da América Latina.

1917

Início da construção da planta Rouge, em Derborn, Michigan, perto de Detroit, que permitia a produção completa de veículos desde o processamento da matéria-prima até a montagem final. A rápida expansão dos mercados sul-americanos leva à ampliação da linha de montagem argentina, que já não é suficiente para atender à demanda. Henry Ford está atento à importância que o automóvel tem no desenvolvimento de países essencialmente agrícolas e de grande extensão territorial, como o Brasil. Fundação da Lincoln Motor Company por Henry M. Leland, que seria adquirida pela Ford Motor Company em 1922. Apresentado o Modelo TT, o 1º caminhão Ford, que marcaria o início de uma longa tradição Ford em veículos de carga no Brasil e no mundo.

1919

Edsel Ford, único filho de Henry Ford, assume a Presidência da Ford Motor Company. A criação da filial brasileira é aprovada pela diretoria da Ford Motor Company, com capital inicial de 25 mil dólares transferidos da filial Argentina, que também despachou E. A. Evans e Benjamin Kopf para São Paulo, para o estabelecimento da nova filial brasileira, que teria vida independente da filial argentina. E. A. Evans estabeleceu o início das operações com apenas 12 funcionários num depósito de 2 andares na rua Florêncio de Abreu, no centro de São Paulo, onde se iniciou a montagem de automóveis Modelo T e caminhões Ford TT. Foi o primeiro fabricante de automóveis a se estabelecer no Brasil. No primeiro ano de operações da filial brasileira foram vendidos 2447 automóveis, e mais de 4000 unidades foram vendidas no ano seguinte. É apresentado o primeiro trator Ford nos EUA, denominado Fordson, que logo viria a ser montado no Brasil.

1920

O governo de Epitácio Pessoa autoriza, formalmente, o estabelecimento das operações da Ford no país. As instalações são transferidas para um rinque de patinação na Praça da República. A Ford Motor Company compra a estrada de ferro Detroit-Toledo-Ironton (DTI) e a utiliza por 8 anos para controlar o transporte e o fornecimento para a fábrica em Dearborn. A produção da Ford passa a representar mais da metade dos automóveis produzidos nos EUA, durante todo o início dessa década.

1921 a 1940

1921

Inaugurada a nova sede própria da filial brasileira à rua Solon, no bairro do Bom Retiro, em São Paulo, em um prédio especialmente construído para funcionar como linha de montagem (que existe até hoje exatamente como foi construído pela Ford). Foi a 1ª instalação industrial construída no Brasil com esse propósito, sendo o engenheiro responsável pela obra B. R. Brown, que também havia supervisionado também a construção da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.9 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com