TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento Ford Motor Company

Por:   •  27/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  515 Palavras (3 Páginas)  •  495 Visualizações

Página 1 de 3

O estudo nos mostra o dilema que a Ford Motor Company enfrentou a respeito de sua cadeia de suprimentos, se esta devia ou não modificar o modo de contato com seus fornecedores.

No estudo de caso mostra a Ford sendo uma grande corporação industrial aonde tinha como objetivo de diminuir o prazo de entrega, diminuir o estoque e minimizar os seus custos para assim se manter competitiva no mercado automobilístico e viabilizar o aumento seus lucros.

Em 1995 a Ford iniciou um plano ambicioso de reestruturação chamado Ford 2000, que obteve como resultado um sistema de produção Ford (FPS), que visava tornar as operações da Ford mais enxutas, com maior capacidade de respostas e mais eficientes, focando em um processo produtivo que pudesse nivelar a produção à partir da demanda, com produção sincronizada com um fluxo continuo e estável.

O novo enfoque da Ford era a tecnologia para superar as restrições impostas em geral pela geografia sobre o fluxo de informações; Assim sendo a intenção era fazer com que mesmo tendo equipes em outros países a interações destas fossem como se estivessem no mesmo lugar.

A área de Ti foi colocada no âmbito do departamento de reengenharia de processo. Na cadeia de suprimento o TI tinha a função de substituir estoques por informações.

Na década de 90 como o avanço da internet a Ford aproveitou a oportunidade, lançando um site, sendo que em 1997 a Ford já obtinha a capacitação B2B (business to business), sendo a internet transmitida com segurança. Mas ainda continuava tentando enxugar os gastos.

Em 1998 a Ford já obtinha lucro de 6,9 bilhões, sendo a líder mundial em venda de caminhões e obteve a liderança na indústria norte-americana em lucros em veículos.

Tendo como foco principal como já dito anteriormente de tentar reduzir o número de fornecedores, manter um custo baixo e reduzir o tempo de entrega do carro ao cliente; a Ford escolhe uma empresa para modelo a Dell. Mas ela se depara, que a cadeia de suprimentos da montadora é muito mais complexa que o de computadores.

A Ford tentou arriscar neste novo modelo que deixou de ser um processo empurrado para um processo enxuto, a mudança foi fundamental para empresa, uma vez que seu maior objetivo é de que o consumidor recebesse o mais elevado nível de tratamento.

Mas houve nesta mudança alguns empecilhos; a área TI que não estava se adaptando em relação aos fornecedores, e também a diferença de que a área de compras na Ford não é ligada ao departamento de desenvolvimento de produto como o da Dell, o que dificulta ainda mais para melhorar o sistema de integração entre fornecedores e a empresa.

A Ford, resolveu inovar, se tornando mais ativa, para isso busca na área de Ti e no modelo de processo da cadeia de suprimentos da Dell, para modificar a forma de interagir com seus fornecedores, passando essencialmente de um processo empurrado para um visando maiores lucros, trazendo a empresa para o contexto global, fazendo jus ao que a empresa representa no meio automobilístico, interagindo e se relacionando melhor com os seus fornecedores.

Local: Localizado na biblioteca online a Universidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (56.5 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com