TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE CASO: FORD MOTOR COMPANY

Por:   •  21/2/2016  •  Ensaio  •  952 Palavras (4 Páginas)  •  3.503 Visualizações

Página 1 de 4

            UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ        

            MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL

          FICHAMENTO DE ESTUDO DE CASO

                                    DANIEL DO AMARAL GOMES

                  TRABALHO DA DISCIPLINA – CADEIA DE SUPRIMENTOS

              PROFESSOR: ROBERTO TARANTINO

                                                                                        LOCAL JUIZ DE FORA

                                                      ANO 2016

ESTUDO DE CASO: FORD MOTOR COMPANY

REFERÊNCIA: AUSTIM, ROBERT; FORD MOTOR COMPANY ESTRÁTEGIA DA CADEIA DE SUPRIMENTOS, HARVAD BUSINESS SCHOOL, N 607 P 03 21 DEZ 2001

                                FORD MOTOR COMPANY

  A diretora de sistemas de cadeia de suprimentos Teri Takai da Ford Motors tinha uma missão muito importante pela frente um tema que surgiu entre os executivos sêniores: como a companhia deveria utilizar as tecnologias emergentes de informação e idéias das novas empresas de alta tecnologia para modificar a forma de interagir com seus fornecedores?

  Os pró mudanças acreditavam que as novas tecnologias tornariam inevitável uma mudança radical no qual a Ford teria de redesenhar toda sua cadeia de suprimentos caso contrario ficaria para trás eles sugeria uma integração virtual, modelo utilizado pela Dell com intuito de reduzir o capital operacional.

  Os conservadores por outro lado acreditavam que as diferenças entre os modelos de indústria e a complexidade da cadeia de suprimentos da Ford tornavam as tais mudanças algo inviável no momento.

  A Ford era a segunda maior corporação industrial do mundo com receitas de mais 144 bilhões de dólares e cerca de 370 mil colaboradores suas operações se abrangiam mais de 200 países. O foco da empresa ainda continuara a ser projeto e manufatura de automóveis.

  A Ford já havia se modernizado alguns anos antes devido a necessidade do negocio que agora atravessava outra mudança a tecnológica e o ataque de outras montadoras de diversos países, fez com que a companhia moderniza-se sua administração e sua gestão de materiais com o Ford 2000 um plano de reestruturação que envolvia a fusão das operações automotivas da America do norte, Europa e internacionais em uma única organização global e visava reduções drásticas de custos obtidas a partir de reengenharia e globalização de organizações e processos corporativos.

  Esta modernização ocorreu paralelamente com a expansão da internet; em sua cadeia de suprimentos já utilizava o modelo Just in time “um sistema de administração da produção que determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora certa”Just in time é um termo inglês, que significa literalmente “na hora certa” ou "momento certo. E o TQM ( gerenciamento da qualidade total) SPC ( controle estatístico de processos. O processo de compras de matérias é feito por agentes que não fazem parte da área de produção. O processo de compras era feito por agentes de compras que não faziam parte da área de produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (100 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com