TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FICHAMENTO - FORD MOTOR COMPANY

Por:   •  28/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  503 Palavras (3 Páginas)  •  452 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 2]

                UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL

Fichamento de Estudo de Caso Ford Motor Company

Rafael Chaves da Rosa

Trabalho da disciplina Cadeia de Suprimentos

Tutor: Roberto Tarantino

São José dos Campos

2017

Estudo de Caso:

Ford Motor Company

Estratégia de Cadeia de Suprimentos

REFERÊNCIA:

AUSTIN, ROBERT, Ford Motor Company. Harvard Business School, 602-P03. DEZEMBRO, 2001.

        Nascida em Dearborn, no estado de Michigan a Ford Motor Company é a segunda maior corporação industrial do Mundo em de 200 países com receitas de mais de 144 Milhões de dólares e cerca de 370 mil empregados. A Cia produziu mais de 260 milhões de veículos. Atualmente, a Ford possui e produz automóveis sob diversos grandes marcas: Ford, Lincoln, Mercury, Mazda, Land Rover, Aston Martin e Volvo. A Ford mantém uma das redes de fabricação, transporte e distribuição mais complexas do setor automotivo.

        Em meados de 2000, a segunda maior corporação industrial do mundo na época procurava a redução drástica de seus custos na fabricação de automóveis; buscando por vantagens competitivas na indústria que se tornava mundial. Nesta época, havia um fluxo contínuo e estabilidade em todo o processo. Através da montagem em sequência dos seus pedidos era possível dizer exatamente onde e quando certos componentes seriam necessários com antecedência, permitindo a redução dos estoques e adequação à demanda ou previsão da fabricação.

        Foi então que o staff da empresa começou a estudar modelos como o da Cisco e da Dell para tentar produzir retorno ao acionista como essas empresas haviam feito. A estrutura de suprimentos existente na Ford era muito complexa e lidava com muitos fornecedores. Os fornecedores eram escolhidos basicamente com base no custo e pouca importância era dada ao custo total da cadeia de suprimentos. Houve uma mudança na direção de relações de longo prazo com um subconjunto de fornecedores que seriam os de primeiro nível que iriam gerenciar os relacionamentos com uma base maior de fornecedores dos subsistemas.

        A Ford fez estudos para determinar os benefícios da transição de uma abordagem descentralizada para uma centralizada. A centralização das operações logísticas aumentou a velocidade e a visibilidade de toda rede, além de reduzir os custos da cadeia de abastecimento, reduzindo desta forma o custo final de produção.

        A Ford tornou a sua expertise disponível para auxiliar os fornecedores na melhoria de suas operações através de uma logística just-in-time (JIT), Gerência de Qualidade Total (TQM – total quality management) e controle Estatístico de processos (SPC- statistical process control).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (156.2 Kb)   docx (46.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com