TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Histórico da containerização

Relatório de pesquisa: Histórico da containerização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2014  •  Relatório de pesquisa  •  2.071 Palavras (9 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – UERJ

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS – FAF

CURSO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

LOGÍSTICA

EMPRESARIAL

ALUNA:

Thamara Damasceno de Barros

Rio de Janeiro

2014

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – UERJ

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS – FAF

NOME DO CURSO

LOGÍSTICA

EMPRESARIAL

ALUNA:

Thamara Damasceno de Barros

Trabalho apresentado como requisito para obtenção de grau na disciplina de Logística Empresarial.

Professor Ricardo Motta.

Rio de Janeiro

2014

Histórico da containerização

Desde o século XVIII, as embalagens tipo caixas de grande porte são utilizadas para armazenamento e transporte no comércio de mercadorias. No início da última década do século XX: discutia-se muito a reformulação geral na atividade portuária, com os preparativos para a entrada em vigor da Lei de Modernização dos Portos, que surgiria em 1993, modificando costumes trabalhistas e empresariais quase seculares.

O desenvolvimento, de todas as iniciativas, da ciência, também, do trabalho em geral, levou um segmento da economia, no caso, os exportadores, importadores e empresas de navegação marítima, a mudarem sua forma de transportar a produção no mundo.

A conteinerização é um importante elemento de inovação em logística que revolucionou o comércio internacional. Até então, a manipulação das mercadorias exigia um trabalho brutal de força humana, havia risco de danos à carga, ao manipulador, ao meio ambiente, além da facilidade de roubo. A utilização de contêineres padronizados reduziu o tempo de carregamento e descarregamento em portos, otimizou espaços de armazenamento e possibilitou a utilização intermodal no transporte de cargas, tornando todo esse processo mais rápido, seguro e eficaz.

Os desenvolvimentos tecnológicos foram acrescentados de acordo com as necessidades e aumento do comércio internacional. Com a globalização, as vantagens desse sistema foram sendo adaptadas para o transporte de cargas que exigem cuidados especiais. Apesar dos contêineres possuírem dimensões normalizadas internacionalmente, suas características devem levar em conta os conteúdos a serem transportados, isto é, conteúdos líquidos, gasosos ou granulados, explosivos, materiais tóxicos, biológicos, frágeis, radioativos ou químicos, corrosivos, animais, alimentos etc.

Essa nova tecnologia permitiu que se investisse em um novo sistema e em equipamentos que proporcionassem rapidez no transporte, elevando a produtividade e a integração nos diversos sistemas modais.

Entretanto, nada disso foi fácil de ser iniciado, havia a grande soma de investimentos e o questionamento sobre a sua eficiência e praticidade e a definição de qual seria o padrão da carga unitizada não havia sido definido, até a padronização estabelecida pela ISO International Standards Organization e a resistência de alguns na mudança, que não acreditaram na conteinerização de cargas. Foi primordial para o desenvolvimento da conteinerização as padronizações das dimensões dos contêineres. A ISO International Standards Organization estabeleceu inicialmente as seguintes dimensões para o contêiner: altura e largura de 8 pés e o comprimento de 10, 20, 30 e 40 pés.

E depois padrões de altura de 8,6 pés e 9,6 pés.

Em abril de 1966, foi estabelecido a primeira linha no Atlântico Norte entre os portos americanos e europeus.

Objetivos da Conteinerização:

Mais de 90% da carga internacional é transportada pelos portos marítimos e 80% desta, se move através de contêineres. As empresas em geral, tanto importadoras, como exportadoras, necessitam de um aumento na eficiência dos portos, para maximizar suas receitas, e por sua vez, os portos precisam encontrar maneiras de diminuir o tempo de operação do navio, para que se possa atender o maior número de navios possíveis. Por isso, se modernizam dia a dia, melhorando a economia com eficiência e modernidade.

Aluguel de container

Definição: é um sistema de leasing de containers, junto às empresas de Arrendamento Mercantil, do qual os armadores se costumam valer para comporem as suas frotas, utilizando as seguintes formas:

• Per Diem (aluguel por dia) - é o container alugado por um determinado número de dias, e tem a finalidade de suprir faltas temporárias enfrentadas pelos armadores.

• One Way Leasing (aluguel por uma viagem simples) - é o aluguel de container que cobre a viagem integral de um navio, desde o ponto de origem até o destino final, considerando um prazo para estufagem, espera do navio e desova, sendo o mesmo devolvido no destino.

• Round Trip Leasing (aluguel por uma viagem redonda) - é o aluguel que cobre a viagem redonda do navio, quer dizer, a ida e volta, sendo o container devolvido ao ponto de origem

• Short Term Leasing (aluguel por curto prazo - mais de seis meses) - é o aluguel realizado por um determinado período, acima de seis meses, e que dá ao locatário o direito de utilizar o container em várias viagens que possam estar programadas dentro do prazo combinado.

• Long Term Leasing (aluguel por longo tempo - mais de um ano) - é o mesmo sistema do item anterior, porém por um período maior, ou seja, acima de um ano, normalmente realizado para três a cinco anos

Tipos de serviços:

O container é um recipiente de carga que poderá ser ovado/estufado no armazém do vendedor ou no porto de embarque, e desovado no porto de destino ou no armazém do comprador, dependendo do acordo realizado com o transportador no momento da contratação do serviço.As

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com