TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INFLUÊNCIA MICROECONÓMICA E MACROECONÔMICA NA ORGANIZAÇÃO

Tese: INFLUÊNCIA MICROECONÓMICA E MACROECONÔMICA NA ORGANIZAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/5/2014  •  Tese  •  806 Palavras (4 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 4

A INFLUÊNCIA MICROECONÔMICA E MACROECONÔMICA NAS ORGANIZAÇÕES

POR: HENRIQUE BARRETO

Grupos empresariais

Trabalho apresentado como pré-requisito parcial para aprovação na disciplina Conjuntura Econômica e Mercado, curso de Administração Geral do Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge), sob a orientação da professora: Shirley Campos Carvalho Maia.

INTRODUÇÃO

Caro leitor, este trabalho é de base científica e tem como objetivo a investigação microeconômica e macroeconômica das organizações de uma forma globalizada, bem como explicar os fatores que influenciam para uma análise crítica do tema abordado. Com base nessa questão, serão destacados os principais temas da atualidade dentro do contexto econômico de uma nação. Você sabe o porquê que muitas empresas não conseguem se estruturar e entram em colapso por causa dos problemas econômicos? A seguir, será explicado como isso acontece, quais os impactos que estão por trás dessa influência global e sobre como encontrar soluções para a resolução dos mesmos, evitando a desestruturação organizacional. Tenha uma boa leitura e um bom proveito deste trabalho. Espera-se que esta obra contribua, ainda mais, para o seu aprendizado e a ampliação do seu conhecimento.

1 A INFLUÊNCIA MICROECONÔMICA E MACROECONÔMICA NAS ORGANIZAÇÕES

A Economia é uma das principais ciências sociais que analisa o mercado num contexto organizacional, num âmbito interno (microeconomia) e externo (macroeconomia), pois se busca por produtos e serviços escassos para a satisfação das necessidades humanas que, muitas vezes, interfere no bolso dos produtores e consumidores. As empresas estão sempre buscando inovações para ampliar o seu quadro econômico e, por sua vez, a sua capacidade de produção. Diga-se, de passagem, que empregando de forma eficiente os recursos disponíveis para a produção de bens, sejam eles, materiais ou imateriais, elas terão excelentes resultados, contribuindo para agilidade das formas de produção e distribuição dos bens e serviços.

Na Grécia antiga, o filósofo Aristóteles, no livro Ética a Nicômaco, associa a Economia à busca da riqueza pessoal e também a ética. Segundo Aristóteles, o estudo da economia, embora relacionado imediatamente à busca da riqueza, em um nível mais profundo está ligado a outros estudos, principalmente a política.

"A vida empenhada no ganho é uma vida imposta, e evidentemente a riqueza não é o bem que buscamos, sendo ela apenas útil e no interesse de outras coisas". Contudo, a Economia também busca alcançar a riqueza pessoal, o que significa não somente a preocupação com fins supremos, éticos e políticos, mas também com logísticas como: O que pode promover o bem para a humanidade? Ou como devemos viver nesse mundo global?

Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado

http://www.portaleducacao.com.br/educacao/artigos/12556/a-influencia-microeconomica-e-macroeconomica-nas-organizacoes#ixzz30abfXBIT

"A microeconomia preocupa-se em explicar como é gerado o preço dos produtos finais e dos fatores de produção num equilíbrio, geralmente perfeitamente competitivo. Divide-se em:

Teoria do Consumidor: Estuda as preferências do consumidor analisando o seu comportamento, as suas escolhas, as restrições quanto a valores e a demanda de mercado. A partir dessa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com