TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTRODUÇÃO À ECONOMIA

Projeto de pesquisa: INTRODUÇÃO À ECONOMIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/2/2015  •  Projeto de pesquisa  •  847 Palavras (4 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 4

Economia é a ciência social que estuda a produção, distribuição, e consumo de bens e serviços. É a ciência que estuda as formas de comportamento humano resultantes da relação existente entre as ilimitadas necessidades a satisfazer e os recursos que, embora escassos, se prestam a usos alternativos. Escassez significa que os recursos disponíveis são insuficientes para satisfazer todas as necessidades e desejos. Estando ausentes a escassez dos recursos e a possibilidade de fazer usos alternativos desses recursos, não haverá problema econômico.

INTRODUÇÃO À ECONOMIA

1. Evolução das ciências econômica

A economia é considerada uma ciência social porque a ciência social estuda a organização e o funcionamento das sociedades assim, pode-se dizer que a Ciências Econômicas ocupa-se do comportamento humano, e estuda como as pessoas e as organizações na sociedade se empenham na produção, troca e consumo dos bens e serviços.

2. Problemas econômicos básicos

A economia estuda a relação que os homens têm entre si na produção dos bens e serviços necessários à satisfação dos desejos e aspirações da sociedade.

Ocorre que as necessidades humanas são infinitas e ilimitadas. Isto porque, o ser humano pela sua própria natureza, nunca está satisfeito com que possui e sempre deseja mais coisas.

Por outro lado, os recursos produtivos que a sociedade conta para efetuar a fabricação de bens e serviços, têm caráter finito ou limitados.

Há, portanto, uma contradição, os desejos e necessidade da sociedade são ilimitados e os recursos para efetivar-se a produção dos bens e serviços que devem atendê-los são limitados.

Isso nos leva a seguinte proposição:

Por mais rica que a sociedade seja, os fatores de produção serão sempre escassos para efetivar a fabricação de todos os bens e serviços que essa mesma sociedade deseja. Ela terá que efetuar escolhas sobre quais os bens e serviços deverão ser produzidos, da mesma forma que os homens, contanto com os salários de determinado valor, não pode naturalmente consumir todos os bens e serviços que deseja, devendo escolher entre eles quais poderão adquirir e que estejam ao alcance de sua renda.

Portanto, a ciência econômica é aquela que estuda a escassez ou que estuda o uso dos recursos escassos na produção de bens alternativos.

3. Métodos de investigações na economia

Os métodos científicos caracterizam-se pelo raciocínio lógico e são classificados em indutivos ou dedutivos.

INDUTIVO - É um método de raciocinar que parte de fatos particulares para se chegar a conclusões gerais.

DEDUTIVO - É um método de raciocinar que parte de premissas gerais para conclusões específicas.

4. Divisão usual da economia

Microeconomia – preocupa-se em explicar o comportamento econômico das unidades individuais de decisão representadas pelos consumidores, pelas empresas e pelos proprietários de recursos produtivos.

Macroeconomia – estuda o comportamento da economia como um todo. Estuda o que determina e o que modifica o comportamento de variáveis agregadas tais como a produção total de bens e serviços, as taxas de inflação e de desemprego, o volume total de poupança, as despesas totais de consumo, as despesas totais de investimento, e as despesas totais de governo.

5. Sistema econômico

É a forma como a sociedade esta organizada para desenvolver

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com