TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Implementação de uma gestão racional e sustentável de gestão de meio ambiente com a criação de A RAJ ESTACIONAMENTO ME

Projeto de pesquisa: Implementação de uma gestão racional e sustentável de gestão de meio ambiente com a criação de A RAJ ESTACIONAMENTO ME. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2013  •  Projeto de pesquisa  •  2.285 Palavras (10 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 10

Apresentação:

É notável que a responsabilidade socioambiental vem influindo cada vez mais no desempenho econômico de qualquer empresa atualmente e que este fato pode ser evidenciado pela criação dos índices financeiros “Índice BOVESPA de Sustentabilidade” e “Down Jones Sustainability Index”. Assim, a realização de uma gestão ambiental correta e sustentável, mais do que ser condição sinequa non para manutenção das organizações no mercado, torna-se um importante diferencial competitivo para as mesmas. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é apresentar um modelo de Sistema de Gestão Ambiental (SGA) baseado na Norma ISO 14000/ 96 e aplicado à RAJ ESTACIONAMENTO ME. A empresa, tem investido fortemente no desenvolvimento de “tecnologias verdes” e no fortalecimento de sua marca através de políticas socialmente responsáveis. Tal fato motivou a elaboração do referido estudo, que apresentará em linhas gerais alguns dos principais componentes do SGA daRAJ ESTACIONAMENTO ME.

METODOLOGIA

A estratégia para o desenvolvimento deste trabalho deu-se através de uma pesquisa bibliográfica que abrangeu diversos temas e diferentes níveis de aprofundamento de cada um deles. Levando em conta a intenção de se utilizar o enfoque sistêmico como método de abordagem adotado para a compreensão e discussão dos fenômenos aqui pesquisados, é de suma importância o estabelecimento de uma sequência lógica na própria pesquisa bibliográfica. Foram pesquisadas bibliografias nacionais e internacionais sobre os temas relacionados aos princípios de Sustentabilidade, Gestão ambiental, Impactos ambientais, Sustentabilidade Corporativa e Desempenho Ambiental, buscando analisar a existência de uma relação entre eles. Após a fundamentação teórica apresentada, os autores concluem esta pesquisa com um estudo de caso, analisando criticamente os temas que foram abordados, atendendo o objetivo desta pesquisa.

A EMPRESA

A RAJ ESTACIONAMENTO ME é uma empresa que atua no mercado de Estacionamento de automóveis, a empresa possui capital aberto desde 2012.Com sede em Osasco, no estado de São Paulo, A empresa está situada na Av. Franz Voegeli ao lado do número 751, para comportar muitos carros, a empresa possui uma área construída de 2000m², que abrigam um moderno centro integrado de pesquisa e logística. A RAJ ESTACIONAMENTO possui capacidade para aproximadamente 80 carros, postes de Iluminação, Guarita, cancelas eletrônicas, vagas demarcadas para melhor localização e aproveitamento do espaço, o estacionamento é cercado por muros que garantem a segurança dos veículos.

O proprietário desta empresa já trabalha no mercado automotivo a mais de 6 anos e tem a formação na área de auditoria e qualidade.

Este empreendimento nasceu pelo mesmo motivo que a maiorias das pessoas que possuem automóveis precisa de um estacionamento ao observar que a área era bem localizada e com extrema carência de vagas de veículos na região.

E oferece como serviço a prestação de serviço no ramo de estacionamento.

As atividades da empresa são guiadas por uma forte cultura organizacional e por uma política sócio-ambiental bem consolidada, que prima pelo desenvolvimento sustentável e pela manutenção de um bom relacionamento com a sociedade.

SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL

Os efeitos das ações humanas no meio ambiente vêm sendo observados e sentidos em todo planeta. Diversos segmentos da sociedade estão buscando encontrar uma forma deminimizar tais efeitos para interromper esse processo de degradação ambiental. As organizações estão cada vez mais preocupadas em ter um bom desempenho ambiental, controlando seus processos e diminuindo a possibilidade de impactos ambientais. Elas estão sendo cobradas para que adotem políticas ambientais e alinhem seus objetivos organizacionais com objetivos ambientais, seja pela legislação, por suas partes interessadas e principalmente pelo mercado, que exige cada vez mais transparência e ações relacionadas às questões ambientais e ao desenvolvimento sustentável. De acordo com a NBR ISO 14001, o Sistema de Gestão Ambiental é a parte de um sistema de gestão da organização voltada para desenvolver e implementar sua Política Ambiental e gerenciar seus aspectos ambientais. Esse sistema deve serbem estruturado e integrado com os objetivos da organização, e deve ter o comprometimento de todos os níveis e funções da organização. Através desse sistema a empresa estabelece o acompanhamento dos seus riscos ambientais, minimizando suas atividades potencialmente agressivas ao meio ambiente e disseminando para outras empresas as práticas e conhecimentos adquiridos na experiência da gestão ambiental.

DA POLÍTICA AMBIENTAL:

Política ambiental é a declaração da organização na qual ela apresenta suas intenções e princípios em relação ao seu desempenho ambiental conforme formalmente expresso pela Alta Administração (NBR ISO14001). Essa política fornece uma estrutura para ação e definição de seus objetivos e metas ambientais, que devem ser coerentes com as demais políticas da empresa. A política ambiental representa o comprometimento da alta administração com as suas partes interessadas em relação a assuntos ambientais, devendo ser documentada e compreendida pelos seus funcionários, incluir o compromisso pela busca da melhoria continua de seus processos, assim como o atendimento de requisitos regulamentares e a prevenção de poluição. Deve estar de acordo com os impactos ambientais gerados pelas atividades, produtos e serviços da organização, assim como ser estabelecida em função da natureza, escala e impactos ambientais (HOJDA 2000)

POLÍTICA AMBIENTAL RAJ ESTACIONAMENTO ME

A RAJ ESTACIONAMENTO ME pode ser classificada como uma empresa de pequeno porte e pouco risco. Sua política ambiental (PA) contém importantes compromissos que uma empresa deve ter com o meio ambiente. Por ser uma empresa em que muitos de seus produtos têm como matéria-prima recursos naturais, ela assume a responsabilidade de estar sempre gerenciando o impacto de seus processos no meio ambiente, identificando seus riscos, e capacitando seus colaboradores e diretoria. Em sua política ambiental ela também assume que inclui a questão ambiental em sua estrutura organizacional e no seu planejamento estratégico. Promove a educação ambiental como uma das diretrizes de sua política de meio ambiente e busca a e coeficiência de sua cadeia de valor. Dentre os termos que devem conter uma PA pode-se dizer que a RAJ

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com