TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância da administração dos recursos materiais e patrimoniais

Pesquisas Acadêmicas: Importância da administração dos recursos materiais e patrimoniais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.531 Palavras (7 Páginas)  •  478 Visualizações

Página 1 de 7

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGÍSTICA

- Importância da administração dos recursos materiais e patrimoniais. Etapa 01

Administrar materiais é uma atividade realizada nas empresas desde os primórdios da administração. Nenhuma empresa funciona sem matéria-prima, produtos, equipamentos, instrumentos, peças de manutenção e tantos outros materiais. E todos eles precisam ser guardados, conservados, movimentados de um setor para outro, ou seja, precisam ser administrados. Essa atividade tomou um novo impulso a partir do momento em que a logística se estendeu muito além das fronteiras das empresas, tendo como principal objetivo atender as necessidades e expectativas dos clientes.

A administração de materiais é um conjunto de atividades que tem a finalidade de garantir o suprimento de materiais necessários ao funcionamento da organização, na quantidade necessária, pelo melhor preço, no tempo correto e na qualidade requerida.

A administração do material tem por objetivo:

 Preços baixos;

 Alto giro de estoques;

 Baixo custo de aquisição e posses;

 Continuidade de suprimento;

 Consistência de qualidade;

 Pouca despesa com pessoal;

 Relações favoráveis com os fornecedores;

 Aperfeiçoamento do pessoal;

 Bons registros.

Para atingir esse objetivo, os profissionais da administração de materiais devem tornar eficientes os meios de planejamento e controle, de modo a diminuir as necessidades de capital para o estoque.

Os materiais em geral representam a maior parcela de custo de produtos acabados, mostrando que são responsáveis por aproximadamente 52% do custo do produto numa média empresa e, em alguns casos, podem chegar a 85%. O investimento em estoque de materiais é tipicamente de 1/3 do ativo de uma empresa.

A classificação dos materiais pode ser conforme a necessidade e cultura de cada empresa. Assim existem classificações segundo diversos critérios: Valor estratégico; valor econômico; utilização.

A classificação sobre o valor estratégico, diferentemente se sua utilização está ligada a segurança nacional, se sua existência está ligada a escassez ou abundância de jazidas minerais ou vegetais.

A classificação sobre o valor econômico, é segundo diversos aspectos, tais como facilidade de obtenção, produção nacional ou estrangeira, possibilidade de substitutivos, multiplicidade de emprego, etc.

Quanto à utilização podem se classificar em: equipamentos, material de consumo, matérias primas e insumos.

Um programa que ajuda a preparar a introdução dos materiais na organização é acompanhamento do ciclo dos materiais. Isso evita a paralisação da empresa por falta de material; eliminam os estoques mortos, sucatas excessivas.

Umas das preocupações básicas do administrador de materiais é o transporte. Pode ser interno ou externo, um baixo desempenho na sua execução pode comprometer a atividade fim da organização. Por isso é muito importante estar sempre atento às modernas técnicas e equipamentos de transporte, é bom acompanhar a evolução das relações comerciais com aquelas empresas prestadoras de serviço nesta área, que podem vir a ser empregadas como uma importante maneira de economia de tempo e recursos.

O armazenamento dos materiais, também é uma preocupação constante do administrador. A armazenagem tem um custo (posse e conservação da área, conservação dos próprios materiais, custo de pessoal, etc), além do próprio custo do estoque imobilizado. Assim o planejamento deve-se procurar reduzir a quantidade de material armazenado e aumentar a velocidade com que ele entra e sai dos locais de armazenagem. É importante estar atento às modernas técnicas e equipamentos de armazenagem e embalagem, para aumento da eficiência e redução de custos.

A administração de estoques também é uma tarefa da qual o administrador de materiais não pode descuidar. Uma administração gera redução de materiais armazenados, permite uma previsão de consumo e aquisições, além de permitir todo o planejamento do ciclo de materiais da empresa.

Tudo isso é importante, mas é por meio de um fluxo de materiais que a administração irá planejar e controlar melhor. O fluxo de materiais controla o desempenho do processo. Se o material certo, nas quantidades exatas, não estiver disponível no tempo preciso, o processo não poderá produzir o que deveria. Trabalho e maquinário seriam mal utilizados.

- A importância da logística - Etapa 2

Observado os últimos anos, tem-se que a logística vem ocupando cada vez mais um papel de destaque estratégico dentro das empresas. Sem ela, as empresas enfrentam dificuldades de sobrevivência num mercado cada dia mais acirrado e competitivo, com consumidores aumentando suas necessidades e exigência por melhores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com