TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reflexões depois de estudar o texto do livro a economia sem truques

Resenha: Reflexões depois de estudar o texto do livro a economia sem truques. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2013  •  Resenha  •  745 Palavras (3 Páginas)  •  649 Visualizações

Página 1 de 3

ECONOMIA SEM ARTIFÍCIOS

Após apreciação do texto do livro Economia sem Truques: o mundo a partir das escolhas de cada um, do autor GONÇALVES, Carlos Eduardo em sua 3ª edição, pode-se analisar a formação de preços no mercado.

Os preços dos bens de uma economia de mercado são escolhas das próprias empresas e variam com as condições do ambiente. Quanto mais elevado é o preço, maior é a receita por unidade vendida. Por ora, os consumidores reagem buscando um bem substituto ou comprando menos.

O lucro que é o resultado líquido do aumento de preço podendo ser incerto, pois, o aumento exagerado do preço levará a diminuição das vendas por unidade. Logo, este é o primeiro impacto do componente custo. Custos mais altos comprimem o lucro por unidade, e à medida que este diminui, torna-se interessante para a empresa aumentar o preço, ainda que isso implique na quantidade vendida. A empresa escolherá elevar os preços sempre visando no lucro. Exemplo mostrado é o caso das escovas de dente no aeroporto, onde o consumidor não tem outra opção para pesquisa de preço devido ao seu maior inimigo, o tempo.

Outro fator que determina o preço é a elasticidade-preço demanda, quanto maior a elasticidade, menor será o preço escolhido pela empresa. A concorrência é também fator importante para determinar a elasticidade, em alguns casos, a elasticidade é ditada pelo mercado. Quando não há concorrência ou produtos de difícil substituição, os preços tendem a ser mais caros. Produtos diferenciados possibilitam à empresa cobrar mais caro e lucrar mais.

Em todos os exemplos ressaltados no livro, alguns pontos valem em geral: dado um comportamento da demanda, custos maiores fazem com que seja interessante para a empresa cobrar preços maiores; a produtividade da empresa também afeta o custo do bem, por outro lado, o avanço tecnológico que dão características especiais tem aumentado a produtividade na fabricação de produtos eletrônicos, levando a redução de custos e conseqüentemente dos produtos. Porém, estes avanços tecnológicos não são as únicas maneiras que as empresas encontram para reduzir os preços. O poder de barganha (de negociar) das grandes redes de supermercados com seus fornecedores no exemplo mostrado no texto, Carrefur e Wal Mart levam a chegar às prateleiras produtos com preços mais baixos, sufocando os pequenos armazéns. Outro ponto estabelecido, quanto menor o impacto dos preços na demanda, maiores serão os preços que potencializam o lucro.

A pluralidade de produtos a oferecer pode em muitas ocasiões propiciar que algumas empresas cobrem preços diferentes dependendo do cliente, arrumam uma astúcia indireta para cobrar mais de quem tem maior condição financeira, é o caso dos acessórios oferecidos no exemplo mostrado das montadoras de automóveis.

Outro exemplo mostrado é das empresas aéreas onde elas concorrem com elas mesmas, levando à discriminação de preços. Outro ainda em que a empresa tem que cobrar preço diferente entre seus clientes é o caso dos cinemas, teatros e casa de espetáculos no Brasil, a meia-entrada para os que possuem carteira de estudantes, neste caso é coerente a opinião dos autores onde apontam que esta medida não levará mais estudantes aos eventos culturais, tão pouco complementam a educação destes. Tal medida leva simplesmente a transferir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com