TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Intervenção governamental nos negócios

Exam: Intervenção governamental nos negócios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/7/2014  •  Exam  •  1.322 Palavras (6 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 6

Avaliação

01 – O comportamento do consumidor é um tópico de análise da subdivisão da economia:

Microeconomia, pois esta analisa as unidades individuais do sistema econômico.

02 – bens com elesticidade:

Bens com elasticidade-renda da demanda abaixo de zero são classificados como inferiores.

03 – A elasticidade-renda da demanda por Transporte público é igual a 0,46, isto significa que:

Se a renda per capita aumentar 1%, haverá um aumento de 0,46% da demanda por Transporte público.

04 – A definição correta de poder de mercado seria:

A capacidade da empresa em influenciar o preço de mercado.

05 – Assinale a alternativa incorreta sobre o oligopólio:

Oligopólios apresentam baixas barreiras à entrada de novas empresas.

06 – A falha de mercado ocorre quando:

A quantidade e preço de equilíbrio do livre mercado (sem intervenção governamental) não refletem o ótimo social.

07 – A poluição causada pelas embalagens do produto final adquirido pelo consumidor é considerada uma falha de mercado do tipo:

Externalidade negativa.

08 – A concessão de subsídio pelo governo para produção ou consumo em um dado mercado com externalidade positiva tem como objetivo:

Aumentar a produção, diminuição do preço para o consumidor e aumentar o valor recebido pelo produtor de forma a atingir o ótimo social.

09 – Os bens que possuem as caraterísticas de serem exclusivos e não rivais são:

Monopólios naturais.

10 – Assinale a alternativa correta sobre os recursos comuns:

Bens não exclusivos e rivais.

11 – No estudo do texto Políticas Públicas uma revisão de literatura, verificamos que o pressuposto analítico que regeu a constituição e a consolidação dos estudos sobre políticas públicas foi:

O fato de que, o governo faz ou deixa de fazer, é passível de ser formulado cientificamente e analisado por pesquisadores independentes;

12 – Vimos que o conceito de Estado e Governo tendem a se confundir quando discutimos políticas públicas, é importante diferenciá-los. Assinale nas alternativas abaixo aquela que traduz a diferença entre estes dois termos:

O Estado é formado pela sociedade juridicamente organizada e o Governo são aqueles que gerenciam os negócios do Estado por um determinado período;

13 – Vimos que as políticas públicas devem procurar promover o bem esta social. Muitas vezes este se confunde com o Estado de bem estar social. Conforme você leu no Link Estado de Bem Estar Social, o princípio do estado de bem estar social afirma que:

Todo o indivíduo teria o direito, desde seu nascimento até sua morte, a um conjunto de bens e serviços que deveriam ter seu fornecimento garantido seja diretamente através do Estado ou indiretamente, mediante seu poder de regulamentação sobre a sociedade civil;

14 – As políticas públicas podem ter diferentes classificações, uma das classificações mais conhecidas é a Tipologia de Lowi, que separa as políticas em diferentes arenas. Nas alternativas abaixo assinale aquela que corresponde a uma correta classificação de política de acordo com esta tipologia.

Podem ser distributivas quanto são financiadas pela sociedade e seus benefícios atendem a necessidades individualizadas (Ex: subsídios, isenções tarifárias). Podem ser regulatórias quando regula as demandas definindo beneficiados e prejudicados e ainda estabelecendo padrões de controle (ex: defesa do consumidor). Podem ser redistributivas quando distribui recursos financeiros ou benefícios entre grupos sociais visando reduzir as desigualdades sociais (ex. seguro desemprego, bolsa família, cotas). Podem ser estruturadoras quando estabelecem regras para seleção das demais políticas públicas (ex. regras eleitorais e definição das competências dos três poderes);

15 – Conforme vimos em nossa vídeo aula devido as falhas de mercado o governo deve atuar sobre a economia. O governo desempenha funções econômicas, quanto a estas funções é correto afirmar que:

Na função estabilizadora a intervenção do governo é direcionada para o controle do comportamento do nível de preços e emprego. Assim ele utiliza os instrumentos de política macroeconômica (política fiscal, monetária, cambial, comercial, de rendas, etc.) com o objetivo de amenizar os impactos da instabilidade ou dos ciclos econômicos sobre a economia.

16 – Em políticas públicas temos um quadro no qual interagem diferentes atores políticos. Nas alternativas abaixo assinale a descrição do ator político “grupos de pressão”:

Indivíduos que procuram defender, de maneira constante, nos órgãos governamentais certo interesse utilizando meios legítimos para isto.

17 – Temos diferentes etapas ou fases de elaboração das políticas públicas. Na fase de identificação do problema é correto afirmar que:

Nela se verifica como as autoridades públicas acolhem as demandas e intervém sobre elas, pois eles selecionam o que consideram ser um problema prioritário;

18 – Na etapa de implantação você pode ler no aprofundando o conhecimento o texto: Implementação de política pública: uma abordagem teórica e crítica. Nele o autor destaca as pesquisas de Najan (1995) que apresentou os modelos de implementação propostos pelos americanos e europeus. Com base nestes modelos assinale nas alternativas abaixo a que esta correta.

Modelo de Warwick (1982). Propõe três abordagens para a implementação, a saber:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com