TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução a Econometria

Por:   •  18/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  323 Palavras (2 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 2

LISTA DE EXERCICIO 2

  1. Qual a diferença entre uma relação de natureza estatística, com aquelas de natureza     determinísticas;

A diferença é que nas relações de natureza estatística entre as variáveis, se lida basicamente com variáveis aleatórias ou estocásticas. Ou seja, aquelas que têm distribuições de probabilidade. Já nas relações determinista, também se lida com variáveis, mas que não são aleatórias e nem estocásticas.

  1. Explique o que é um modelo de regressão, e como se estabelece a causação em um  modelo de regressão;

A análise de regressão estuda a dependência de uma variável em relação a outras variáveis. E uma relação estatística, por si só, não pode implicar causação. Para atribuir causalidade, deve-se recorrer a considerações teóricas. Por exemplo: invocando a teoria econômica, pode-se dizer que o consumo depende da renda real e não o contrário.

  1. Qual a diferença entre regressão e correlação?

Na análise de regressão há uma assimetria na forma como as variáveis dependentes e explicativas são tratadas. A variável dependente deve ser estatística, aleatória ou estocástica, isto é, que tenha uma distribuição de probabilidade. Entretanto, as variáveis explicativas tenham valores fixados (em amostragens repetidas).

Por outro lado, na análise de correlação tratam-se quaisquer das duas variáveis simetricamente. Não existe nenhuma distinção entre as variáveis dependentes e explicativas. Além disso, ambas as variações são aleatórias.

A teoria de correlação baseia-se na hipótese de aleatoriedade das variáveis, enquanto a teoria de regressão está condicionada à hipótese de que a variável dependente seja estocástica, mas que as variáveis explicativas sejam fixadas ou não estocásticas.

  1. O que é função de esperança condicional ou a função de regressão da população?

A Equação E(Y I Xi) = F(Xi) é conhecida como a função de esperança condicional (FEC) ou função de regressão populacional (FRP) ou, resumidamente, regressão populacional (RP). Ela afirma que o valor esperado da distribuição de Y, dado Xi, tem uma relação funcional com Xi. Ou seja, a resposta média de Y varia com X.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (57.7 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com