TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução a Informática - cederj

Por:   •  5/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  800 Palavras (4 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 4

Kelly de Barros Domingos

Matrícula 18113110235

Administração Pública

Três Rios

   Ultimamente com a expansão da internet, e seu alcance, muitos serviços, começaram a adentrar nesta tecnologia, aproveitando suas oportunidades. Dos diversos serviços citamos os e-commerces[1], bancos, jornal,..., e o ensino a distância.

   Se pensarmos o que causou esta grande explosão tecnológica, podemos dizer que as redes sociais, elas foram os grandes motivadores para este uso global da internet. Cada vez mais pessoas são adeptas a essas tecnologias e essas redes, não estamos avaliando se são benéficas ou não, apenas mostramos o seu poder de que, qualquer um, de qualquer idade ou local, é capaz de operar esse sistema, e o poder de causar quase que uma necessidade de participação.

   O ensino a distância que é o que vamos falar aqui, é apenas um reflexo de todo este processo evolutivo, a aproximação e facilidades que ele proporciona, atrai mais pessoas ao redor do mundo, as dificuldades antes tidas para não fazer um curso ou graduação, hoje são injustificadas, dificuldades estas como custo, distância, horários..., o seu uso tende a ser mais comum, já que a internet é o principal veículo de pesquisa tendo um banco de dados ilimitado e atualizações praticamente instantâneas, com todo esse avanço, não há como não dizer que o ead é a educação do futuro, não somente por suas facilidades, mais também por sua metodologia.

   Confira abaixo dados do aumento da graduação a distância segundo a associação brasileira de ensino a distância:

Anos

A distância

Semipresencial

2016

Em 2016 contabilizou 561.667 alunos em cursos regulares totalmente a distância

217.175 em cursos regulamentados semipresenciais .

2015

Foram registrados 148.222 matriculados em licenciaturas e 134.262 matriculados em habilitação mista (licenciatura e bacharelado)

Nos cursos semipresenciais, a preferência também se concentrou na habilitação mista, com o registro de 410.470 matrículas:

2014

No ano de 2014, houve 519.839 matrículas em cursos regulamentados totalmente a distância

476.484 (12%) nos cursos regulamentados semipresenciais ou disciplinas EAD de cursos presenciais

Fonte:http://www.abed.org.br/site/pt/midiateca/censo_ead/

A metodologia do ensino a distância é diferenciada, educadores retiram os alunos de sua zona de conforto do ensino programado, e incentiva a criação, a pesquisa. Podemos dizer que ela é “integradora e colaborativa”. Neste processo de aprendizagem o aluno tem o controle de suas tarefas, assim exige-se mais organização, didática e autonomia, pois, eles tem total liberdade a aplicar os seus processos para obter os seus resultados.

 Os sistemas de ensino a distância, são formulados a serem de fácil compreensão, neles o aluno pode administrar todo o conteúdo, agenda, atividades, videoaulas, e o contato com a tutoria, tendo também os fóruns de interação.

As dificuldades:

[pic 2]

   Assim como o ensino presencial o ead possui algumas dificuldades, uma das grandes dificuldades é a leitura, digamos que a qualidade da leitura é prejudicada, com a facilidade de pular de site em site, a concentração e a absorção do conteúdo, também é incompleto, antes o aluno lia um livro e concluía suas percepções[2], hoje parece que na internet buscam-se textos que se encaixam com suas percepções.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (101.2 Kb)   docx (467.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com