TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução a Sociologia

Por:   •  12/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.347 Palavras (6 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CANPINA GRANDE _ UFCG
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS
CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS

MARIANE DE JESUS SILVA

Origem da sociologia

CAMPINA GRANDE-PB
2018

Origem da sociologia:


1. Gênese: fatores sociais e epistemológicos

A sociologia originou-se no século XIX, na qual é uma forma de conhecimento geral que reflete as preocupações e as necessidades dos homens em seu tempo. O surgimento da sociologia esta ligado a 2 fatores:

  • Fatores históricos
  • Fatores epistemológicos
  1. Fatores históricos:
    Três acontecimentos costumados como fundamentais para o surgimento da sociologia, pois estes , afetaram diretamente na convivência humana, são:
  • Revolução industrial
  • Revolução Francesa
  • Revolução Científica

O primeiro acontecimento é de ordem econômico, no qual a sociedade presenciou profundas e rápidas transformações sociais. O surgimento das maquinas alterou completamente as formas de interação humana, aumentando a produtividade e instaurando novas classes sociais.
No mesmo período histórico, a Revolução francesa, foi um fenômeno de maior importância, poias a queda da monarquia e a instauração do sufrágio eleitoral democrático, trouxe novos ideais políticos e inaugurou novas formas de organização do poder. Trata-se portanto, de uma ordem política.
Junto com a revolução francesa consagrava-se também uma nova forma de pensar e entender filosoficamente o mundo: o iluminismo, um movimento intelectual que tinha como objetivo entender e organizar a sociedade a partir da razão.

A partir disso, a sociologia nasceu da consciência da intensidade das mudanças em cursos e das necessidades de buscar respostas para as perguntas acima. Nesse sentido podemos afirmar que a sociologia é uma “ciência da crise”, como argumenta Robert Nisbet, a sociologia seria um empreendimento essencial conservador. Os pares conceituais que estruturam a sociologia que estruturaram a sociologia em sua fase inicial expressam claramente esta realidade:

  • Comunidade X sociedade
  • Autoridade X poder
  • Status X classes
  • Sagrado X profano
  • Alienação x progresso






Anthony Giddens discorda desta visão e propõe um entendimento diferente das origens sociais, pra ele, a ideia de que a sociologia é uma ciência que busca restabelecer a harmonia social perdida é sustentada por uma série de pressupostos errôneos. Esta explicação estaria fundamentada em quatro mitos.

  • Mito do problema da ordem: a tarefa principal da sociologia seria resolver o problema.
  • Mito das origens conservadoras da sociologia: a sociologia deriva dos autores conservadores dos séculos XXIII
  • Mito da grande cisão: Giddens também nega a ideia de que os fundadores da sociologia estivessem preocupados com uma visão global da sociedade
  • Mito da divisão entre integração X coerção: refuta-se também a ideia de que a sociologia, está dividida entre uma corrente fundamentada na ideia de integração e da harmonia social.
  1. Fatores epistemológicos:

    O surgimento de um novo tipo de sociedade, não é o suficiente para explicar a origem da sociologia. As transformações sociais acima de tudo poderiam ser explicadas usando a forma tradicional de pensar disponíveis: a filosofia política. Portanto temos que considerar os fatores epistemológicos, pois a elaboração da ciência sociológica resulta também de uma nova constelação no campo do saber e do conhecimento.
  • Método científico: A tentativa de explicar o mundo de forma exclusivamente racional. A utilização desses métodos sempre provocou polemicas, ao estudar a origem da sociologia, mostra como esta disciplina pode ser considerada como uma terceira cultura.

Não foram apenas “fatos novos” que deram origem a sociologia, mas também a nova maneira de pensar estes fato.

  • Da filosofia a sociologia:  
    Os intelectuais mudaram a maneira de explicar a própria vida social através da aplicação dos princípios da ciência ao estudo de fenômenos sociais. O surgimento da sociologia representa uma terceira onda na história da pesquisa do pensamento social. Diante do quadro de transformações da modernidade, a sociologia retorna os temas da filosofia política, mas busca substituir as questões tradicionais desta forma o pensamento por um novo olhar sobre o mundo humano.

2. Definição: a sociologia como teoria da modernidade
A sociologia não é a única ciência social envolvida como a compreensão da vida social moderna. Aplicando o método científico ao estudo destes diferentes aspectos sociais, os estudiosos fundaram as principais ciências humanas e sociais, existentes atualmente: Historia, Economia, ciência política, Antropologia cultural. Ao contrário das suas congênes, a sociologia não se especializou em apenas um aspecto social, seu objetivo é compreender a vida social de uma forma global.
Inovação e transformações sempre existiram em todas as sociedades, mas em nossa época a mudança apresenta características que distinguem de outras sociais, tais como:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (85.2 Kb)   docx (22.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com