TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução à Economia

Tese: Introdução à Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  Tese  •  1.868 Palavras (8 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 8

ETAPA 01

Aula-tema: Introdução à Economia.

Passo 01

Listar algumas possibilidades de ramo de negócios que gostariam de analisar.

• Restaurante;

• Salão de Beleza;

• Fast Food; ou

• Loja de Roupas e Acessórios.

Foi eleita a Loja de Roupas e Acessórios, por maioria de votos e porque uma colega já trabalha no ramo e tem certa intimidade com a área. 

Passo 02

a) Quanto se compra e se vende.

Com o cenário econômico atual, onde as pessoas estão com maior poder aquisitivo, o ramo escolhido, loja de roupas e acessórios, tem tido um bom desempenho. Tem se comprado muito e vendido muito também. O mercado é conhecido e por isso podemos analisá-lo de uma forma positiva, projetando que as vendas serão bem satisfatórias.

b) Comportamento do consumidor.

O mercado é bastante promissor, já que as pessoas compram sempre, em certas ocasiões compram mais do que em outras, mas o fato é que elas estão sempre comprando. As pessoas querem se vestir melhor, crianças crescem e precisam de novas roupas, ocasiões especiais, enfim, o comportamento do consumidor é voltado para o consumismo.

c) Influências da economia sobre o ramo de negócios escolhido.

O mercado também é bem concorrido, mas cabe a cada corporação construir seu próprio diferencial para atrair e manter os clientes.

É claro que a economia influencia muito no ramo de qualquer negócio. Crises mundiais, escassez de certos produtos, acabam afetando negativamente as vendas, visto que alguns produtos, como os de primeira necessidade, passam a ter prioridade na lista do consumidor, cuja obtenção esbulha o poder aquisitivo do consumidor. Mas é necessário aprender a “dançar conforme a música” e dar a volta por cima.

Passos 03 e 04

Identificar:

a) Informações sobre o mercado consumidor (quem são os consumidores, quanto ganham, quanto gastam de sua renda na compra do produto/serviço em questão, quando compram e como compram).

b) Histórico da evolução do mercado consumidor.

c) Os motivos responsáveis pela evolução deste mercado, abordada no item “b” deste passo.

d) Empresas participantes deste mercado.

e) Outras informações relevantes.

O mercado consumidor deste segmento é bem amplo e o poder aquisitivo também tem aumentado significativamente, principal razão pela qual esse mercado está crescente.

O mundo moderno, o marketing, tem desempenhado papel fundamental para esse segmento, pois desperta a atenção do público para a vaidade, para querer estarem mais apresentáveis, e alguns, simplesmente pelo consumismo.

A facilidade de crédito e formas de comprar tem aberto outros caminhos que levam o consumidor a realizar seus anseios e necessidades.

Há algum tempo, o mercado é restrito a alguns, principalmente por causa do baixo poder aquisitivo e dificuldade de conseguir crédito, ou seja, o inverso do que é hoje.

Esse mercado favorece diversos públicos, como fornecedores de tecidos, de couros, de artesanato, de maquinário de costura, dentre outros. Existem milhares de empresas atuando no ramo de venda de roupas e acessórios, mas como afirmamos anteriormente, cabe a cada uma conquistar seu público.

É interessante citar que há uma tendência muito grande e crescente para realização de compra através da internet. Veja que incrível, para termos uma loja, não precisamos nem de alugar um espaço físico.

Uma notícia extraída do site http://overbr.com.br/estudo-traca-novo-perfil-do-consumidor-de-moda-online-no-brasil/, informa que o comportamento do e-consumidor de moda e acessórios, segundo pesquisa da e.Bricks Digital, empresa do Grupo RBS dedicada a desenvolver negócios no setor digital, e a M.Sense, especializada em estudos sobre o mercado digital, realizada em fevereiro de 2013, para a qual foram ouvidas 1.700 pessoas, entre 18 e 55 anos, das cinco regiões do país. A amostra principal foi composta por 65% de mulheres e 35% de homens. Dentre os entrevistados, 34% têm entre 25 e 34 anos, 49% são da região Sudeste e 47% pertencem às classes B2/C1.

De acordo com a pesquisa, 80% das mulheres e 83% dos homens entrevistados já realizaram alguma compra online. Quando o assunto é moda, 35% das mulheres entrevistadas já compraram roupas e 38% já compraram sapatos, bolsas e acessórios pela internet, um aumento de 50% com relação aos resultados da pesquisa de 2011. O crescimento expressivo no segmento de moda ocorreu por conta dos melhores preços do canal online – não só o valor mais baixo, mas a possibilidade de buscar as melhores opções -, e na percepção de melhoria nos processos dos lojistas de entrega e segurança de pagamento. Os motivos descritos foram mencionados respectivamente por 42% e 36% das mulheres que fizeram a primeira compra relacionada à moda nos seis meses anteriores à pesquisa.

A entrada de novos usuários de internet da classe C2 também teve impacto positivo nas vendas.

Trata-se de um mercado recente e com altíssimo potencial de crescimento, aposta Fabio Bruggioni, CEO da e.Bricks Digital, que recentemente anunciou investimentos em duas empresas especializadas em e-commerce de moda e acessórios Lets e Vitrinepix. Apesar do crescimento de 50% nos últimos 18 meses, a pesquisa mostra que o mercado de moda online ainda é novo e tem potencial de crescimento.

ETAPA 02 :

Aula-tema: Custos de Produção

Passos 01 e 02

Relacionar quais são os custos envolvidos para a produção do produto/serviço escolhido.

• Cabides;

• Prateleiras;

• Manequins;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com