TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução à Economia

Projeto de pesquisa: Introdução à Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2013  •  Projeto de pesquisa  •  3.129 Palavras (13 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 13

TRABALHO DE ECONOMIA

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.......................................................................................................01

2. ETAPA 1 – Introdução a Economia.......................................................................01

2.1. Pesquisa sobre tema escolhido: Turismo...........................................................01

2.2. A Economia no Turismo no Brasil......................................................................02

3. ETAPA 2............................................................................................................06

3.1. Custos................................................................................................................06

3.2. Dados monetários.............................................................................................07

3.3. Concorrentes....................................................................................................08

3.4. Etapa 4..............................................................................................................08

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS........................................................................10

1. INTRODUÇÃO

O objetivo desta atividade supervisionada é elaborar um projeto de análise econômica de uma determinada área que segue em constates mudanças e desenvolvimento econômico.

Ao longo do nosso desenvolvimento relacionado ao assunto abordado, iremos levantar pontos importantes que fazem do nosso tema escolhido um ícone economicamente rentável ao sistema econômico brasileiro.

2. ETAPA 1

Introdução a Economia

Economia é considerada a atividade econômica que estuda o desenvolvimento da produção, distribuição e consumo dos bens e serviços, este estudo pode ser do comportamento individual, conhecido como Microeconomia, e o resultado agregado dos estudos da microeconomia, conhecido como Macroeconomia.

As constantes mudanças na economia brasileira são acompanhas por todos os ramos de negócios, sendo considerado o fator de impacto nas decisões em uma organização, tanto públicas como privadas, contribuído para o resultado financeiro das organizações.

2.2. Pesquisa sobre tema escolhido: Turismo

O turismo é um fator primordial para o crescimento do nosso país, e os gestores da politicas públicas e empresários privados busca neste setor grande oportunidade de investimento, e vem realizando em longo prazo, buscando intensificar o turismo no território nacional.

Sabe-se que no Brasil existem algumas dificuldades para fortalecer o turismo local, que vem em contra partida com o crescimento da economia, como a violência, ausência de profissionais com conhecimento na língua estrangeira, falta de infraestrutura, principalmente nos aeroportos, entre outros fatores que impactam o desenvolvimento do país.

Para facilitar o desenvolvimento do cenário, ações vêm sendo praticadas pelo governo, como os investimentos para eventos ligados ao Esporte (Copa do Mundo e Olimpíadas), que além de mover montantes financeiros expressivos, gerar empregos, trará visibilidade ao país durante períodos antecedentes aos eventos e na realização.

Apostando neste crescimento, os investimentos atuais neste setor são recordes, e contribui de maneira significativa para o crescimento da economia, como a geração de novos empregos, crescimento do PIB, desenvolvimento de infraestruturas e recursos humanos, porém cabe ao Brasil aproveitar esta visibilidade que nos foi concedida, continuar a dar passos importantes para o crescimento da economia, explorar o turismo local, belezas naturais têm, precisamos de recursos financeiros, recursos humanos, planejamento para o desenvolvimento do país e proporcionar a expansão da economia.

2.3. A Economia no Turismo no Brasil

A) Informações sobre o mercado consumidor (quem são os consumidores, quanto ganham, quanto gastam de sua renda na compra do produto/ serviços em questão, quando compram e como compram):

O turismo no Brasil é a atividade do setor terciário que mais cresce, entre as espécies de turismo praticado estão o turismo ecológico, o turismo de aventura e os cruzeiros marítimos.

No mundo, movimenta-se mais de US$ 4 trilhões, criando diretamente ou indiretamente mais de 170 milhões de postos de trabalho, o que representa em todo o mundo 1 de cada 9 empregos criados.

No Brasil, o segmento do turismo, segundo dados do Ministério do Turismo em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), houve no ano de 2011, um crescimento de 18,3%. Este estudo mostrou ainda que foi gerado esse aumento devido ao fortalecimento da economia que com isso, trouxe a demanda por viagens e investimentos.

O Brasil foi considerado recentemente como o principal destino internacional da América do Sul, o Brasil contempla um amplo território, em diferentes regiões do país, onde os turistas podem apreciar a região Norte, com suas belezas naturais da Amazônia, e até o Sul, com seu clima frio e arquiteturas germânicas do país.

Com mais de 50 milhões de viagens anualmente, os principais estados receptores foram:

I. Estado de São Paulo (27,7%);

II. Estado de Minas Gerais (10,8%);

III. Estado do Rio de Janeiro (8,4%);

IV. Estado da Bahia (7,4%);

V. Estado de Santa Catarina (7%).

Os três principais estados de origem foram:

I. Estado de São Paulo (35,7%);

II. Estado de Minas Gerais (13,6%);

III. Estado do Rio de Janeiro (8,2%).

Em termos de receita gerada, os principais estados são: São Paulo (16,4%) e Bahia (11,7%).

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com