TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução à Economia

Tese: Introdução à Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2013  •  Tese  •  1.131 Palavras (5 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução a Economia Capitulo I

Questões para revisão:

1-Por que os problemas econômicos fundamentais (o que, quanto, como e para quem produzir) originam-se da escassez de recursos de produção?

Os problemas econômicos surgem porque em qualquer sociedade, os recursos ou fatores de produção são limitados. Enquanto as necessidades humanas não e sempre se renovam.

Com isso há necessidade de escolher entre alternativas de produção e distribuição de resultados. Porem essas escolhas levam a reflexões de que e quanto produzir, pois existem momentos que haverá escassez de produtos devido a disponibilidade dos fabricantes. Como produzir, a população escolhera produtos e tecnologias que visam qualidade e preço. E devemos produzir conforme a necessidade e o interesse da população.

2-O que mostra a curva de possibilidades de produção ou curva de transformação?

Mostra a capacidade máxima de produção da sociedade. E como a escassez de recurso impõe limite à capacidade produtiva.

3-Explique a razão do formato da curva de possibilidades de produção. Ilustre graficamente.

A Curva de Possibilidade de Produção – CPP, mostra as combinações possíveis de produção entre dois bens, utilizando os fatores de produção disponíveis. Quando os fatores de produção, que são terra, capital e trabalho, estão sendo plenamente utilizados a CPP mostra a combinação máxima.

4-Analisando-se uma economia de mercado, observa-se que os fluxos real e monetário conjuntamente formam o fluxo circular da renda. Exemplifique como esse sistema funciona.

Suponhamos que seja uma economia de mercado que não possui nenhuma interferência do governo e de transações com exterior. Os agentes econômicos seriam as empresas e as famílias. As famílias seriam proprietária de fatores de produção que fornecem para as empresas através do mercado de fatores de produção. As empresas, através de combinação dos fatores de produção produz serviços e bens e os fornecem para as famílias por meio do mercado de bens e serviços. Porém o fluxo real da economia só é possível com a presença da moeda, que é utilizada para remunerar os fatores de produção e para o pagamento dos bens e serviços. Sendo assim paralelamente o fluxo real torna-se um fluxo monetário da economia.

5-Conceitue:bens de capital, bens de consumo, bens intermediários e fatores de produção.

Bens de capital, são utilizados na fabricação de outros bens, porém não deve se desgastar durante o processo de produção.

Bens de consumo, são produtos destinados a satisfazer a necessidade humana. Eles são divididos por bens duráveis, não duráveis e serviços prestados.

Bens intermediários, são aqueles bens que tornam-se absorvidos na produção de outros. Exemplo: A farinha no bolo.

6-o que vem a ser argumentos positivos e argumentos normativos? Exemplifique

Argumentos positivos, não envolvem o valor são coisas objetivas.

Argumentos normativos, são relativos a análise que contem corretamente ou incorretamente o valor de algo sobre alguma medida econômica.

Exemplo: Análise Positiva-A inflação abaixou o poder de compras e o salário mínimo.

Analise Normativa: O governo aumentou o salário mínimo para melhorar o poder de compra do trabalhador.

7-Qual a importância da matemática e da estatística para estudos econômicos? Exemplifique.

A estatística e a matemática são possíveis de serem escritas de formas resumidas e permitem que sejam analisadas economicamente por modelos analíticos, com poucas variáveis estratégicas.

Exemplo: a estatística e a matemática possuem instrumentos e ferramentas que permitem analisar fatores econômicos decorrentes.

Demanda, Oferta e Equilíbrio de Mercado Capitulo V

Questões para revisão:

1-Conceitue a função demanda. Que diferença há entre demanda e quantidade demandada?

Podemos definir demanda como algum serviço prestado ou bem que os consumidores desejam obter em certo período. A demanda também pode ser entendida como uma escala ou curva comparada com possíveis valores e quantidades. Já a quantidade demandada, é um ponto especifico dessa curva comparado a um determinado valor ou quantidade.

2-Para muitos produtos, tanto seus preços como as vendas tem aumentado. Isso significa que a lei geral da demanda não funciona na pratica? Justifique.

Necessariamente não. Porque uma renda pode sofrer algum aumento durante certo período. Sendo assim, mesmo com o aumento do preço a renda não diminui.

3-Conceitue a função oferta. De que variáveis depende a oferta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com