TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução à Economia

Seminário: Introdução à Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  Seminário  •  1.188 Palavras (5 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 5

Trabalho de Economia

De acordo com o autor Troster e Mochón, em seu livro Introdução à economia (2002), mercado é toda instituição social na qual bens e serviços, assim como os fatores produtivos, são trocados livremente.

O essencial de todo mercado é que os compradores e vendedores de qualquer bem ou serviço entrem em contato para comercializá-lo. Sempre que isso ocorre, podemos dizer que estamos diante de um mercado.

Foi graças a existência do dinheiro que o intercâmbio tornou-se indireto: um bem ou serviço se troca por dinheiro, que se troca depois por outros bens e serviços. Assim, em todo mercado, existem dois tipos de agentes bem diferenciados: os compradores e os vendedores.

Os compradores (demandantes) e os vendedores (ofertantes) entram em acordo sobre o preço de um bem (ou serviço), de forma que se fará a troca de quantidades determinadas do bem por uma quantidade de dinheiro, também determinada.

O preço de um bem é sua relação de troca pelo dinheiro, isto é, a quantidade de reais necessários para obter em troca uma unidade do bem.

Fixando preços para todos os bens e serviços, o mercado permite coordenação dos compradores e dos vendedores e, portanto, assegura a viabilidade de um sistema capitalista de mercado.

O livre jogo da oferta e demanda é uma peça-chave no funcionamento de toda a economia de mercado.

Nos mercados de concorrência perfeita, a interação da oferta e da demanda determina o preço

A concorrência perfeita força as empresas a buscar a minimização dos custos. Força também, a buscar a eficiência produtiva. No mundo real, não e frequente acontecer a concorrência perfeita, pois existe forte pressão para destruí-la e implantar preços controlados.

O caso extremo da concorrência imperfeita é o monopólio, que acontece quando há apenas um único ofertante. Dessa forma, ele tem poder de fixar os preços.

Um mercado oligopolista caracteriza-se pela existência de um número reduzido de produtores. Nessas condições, o comportamento dos produtores será mutualmente interdependente, de forma que os resultados serão incertos.

A simples análise da realidade nos diz que a quantidade que um indivíduo demandará de um bem, num momento determinado do tempo, dependerá de seu preço. Quanto maior o preço de um bem, menor será a quantidade que cada indivíduo estará disposto a comprar. Alternativamente, quanto menor o preço, maior será o número de unidades demandadas.

A curva da demanda de mercado mostra a relação entre a quantidade demandada de um bem por todos os indivíduos e seu preço, mantendo constantes outros fatores (gosto, renda, preço de bens relacionados).

Do mesmo modo que demanda, a oferta de um bem real depende de um conjunto de fatores. São eles: a tecnologia, os preços de fatores produtivos (terra, trabalho, capital etc.) e o preço do bem que se deseja oferecer.

A oferta mostra, para diferentes preços, as quantidades que os produtores estariam dispostos a apresentar. Quando são baixos, os preços são suficientes apenas para cobrir os custos de produção. Nesse caso, a oferta será reduzida. Conforme aumentam os preços, cresce a quantidade oferecida.

Quando colocamos em contato consumidores e produtores com seus relativos planos de consumo e produção, isto é, com suas respectivas curvas de demanda e oferta em um mercado particular, podemos analisar como acontece a interação entre ambos os agentes. Isoladamente, nem a curva de demanda, nem a curva de oferta poderiam nos dizer até onde podem chegar os preços ou em que medida os planos dos consumidores e dos produtores são compatíveis. Para isso, devemos realizar um estudo conjunto de ambas as curvas e proceder por tentativa e erro, analisando para cada preço a possível compatibilidade entre a quantidade vendida e a demandada.

O preço de equilíbrio é aquele em que coincidem os planos dos demandantes ou consumidores e dos ofertantes ou produtores.

No sistema de economia de mercado, todos os bens e serviços e os fatores produtivos têm seu preço. Os preços atuam como guia para que livremente se designem os recursos produtivos e se resolvam os três problemas básicos: o que produzir?; como produzir?; e para quem produzir?.

Na economia de mercado, o livre funcionamento dos preços, dos bens, serviços e fatores produtivos resolve os problemas fundamentais.

O sistema de planejamento centralizado representa a antítese do sistema de economia de mercado, já que as decisões são tomadas de forma centralizada na agência de planejamento. A propriedade dos meios de produção não é privada.

De acordo com o autor Rosseti,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com