TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução à administração e economia

Pesquisas Acadêmicas: Introdução à administração e economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.386 Palavras (10 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 03

1. INTRODUÇÃO A ADMINISTRAÇÃO ...........................................................................04

2 ETICA, POLITICA E SOCIEDADE..................... ...............................................................08

3 SISTEMA DE INFORMAÇÃO ...........................................................................................09

4 EMPREENDEDORISMO..................................... ...............................................................11

5. CONCLUSÃO......................................................................................................................12

4 REFERÊNCIAS..................................................... ..............................................................13

INTRODUÇÃO

Nesse trabalho que juntos realizamos. Tivemos a oportunidade de ver na pratica o que o nosso curso de Logística nos proporciona de conhecimento.

Nas paginas a seguir fizemos observações que na qual não teríamos se não tivéssemos uma base em estudos mais detalhados.

1. INTRODUÇÃO A ADMINISTRAÇÃO

Na empresa que pesquisamos analisamos todos os setores e nós achamos necessários e importantes dar um enfoque especial para o setor comercial da Empresa Airam Transportes.

Em uma conversa informal com o gerente comercial constatamos que as expectativas para esse ano deveriam ser boas. A empresa está em constante crescimento, porem, não na velocidade que gostariam. Os principais pontos para a desaceleração no ramo de comercio exterior é a instabilidade do dólar, é os fretes que ficam cada vez mais caros, impostos, má infra estrutura das estradas, pedágios caros e a falta se segurança na estrada.

“Mas mesmo assim com todos esses problemas que temos com custos não deixamos de conseguir clientes, essa semana mesmo foi fechado dois negócios que podemos movimentar bastante a empresa. E quem sabe abrir novas instalações e até filiais. Já que possuímos representantes de grande nome na Argentina e Chile.” Afirma o sócio da empresa

A empresa não possui muitos funcionários. Porém todos são responsáveis por seus setores.

A empresa é a junção de dois sócios com a mesma vontade de crescer.

Um sócio 1 é responsável pela parte comercial da empresa (conseguir clientes, fechar negócios, acertar valores, etc.)

O outro sócio 2 por sua vez entrava com o capital para poder investir na estrutura e como bom empreendedor orientava o amigo nos melhores negócios a investir já que seu conhecimento nessa área era grande.

Não tendo mais capital para investir na empresa resolveram chamar para ajudar a esposa do sócio 2, ela passou a cuidar do financeiro da empresa. Bacharel em direito orientava na conduta que a empresa precisava seguir para estar dentro da lei, já que existe uma grande burocracia para se abrir uma empresa, uma conta. A partir desse momento ela começou a cuidar da conta, fazer os pagamentos dos funcionários, verificar se os clientes efetuavam os pagamentos, emissão de cheque, pagamentos de impostos, entre tantas outras funções que se é designado a um encarregado do financeiro. Depois que começaram a fazer rodar a empresa, perceberam que já não dava mais para ficar com apenas três pessoas trabalhando já que o movimento era maior. Chamaram duas colaboradoras para o operacional, para cuidar da parte de importação e uma de exportação. A responsável pela importação e a exportação tem quase a mesma função porem a importação carrega fora do Brasil e a exportação carrega no Brasil, elas tem que fazer a emissão do CRT no sistema, enviar via e-mail para cliente junto com o seguro, para que o cliente entregue para o motorista que carregou na fabrica. O motorista segue viagem até a fronteira e chegando a Uruguaiana transborda a carga para outro veiculo para o outro faça a entrega no destino final. Nesse meio tempo elas ficam em contato com o motorista e com o cliente passando todas as manhas para os clientes um Follow up com tudo o que esta acontecendo evitando assim ter que estar toda hora recebendo ligações e podendo dar atenção as outras atividades, como por exemplo, a emissão de carta frete, fazer a averbação de todas as cargas, atenderem o cliente e dar um fadback ao cliente das cargas que tem e a disponibilidade de veículos. Após verificação com a responsável pela frota para saber se tem veiculo, a responsável pela frota entra em contato com o mecânico para saber se os veículos que estão na fronteira estão aptos para carregar, ele me dando um retorno positivo, já repasso para o operacional para programar o carregamento. E ainda possui a colaboradora que faz a limpeza toda semana, para que possam sempre estar em um ambiente limpo para que todos se sintam bem onde estão.

Escolhemos a área comercial para demonstrar como funciona a empresa. Optamos por este setor por acreditar que esse é o principal departamento para que a empresa tenha vida.

Tudo começa com o comercial fazendo pesquisa sobre o cliente em foco, ele verifica quem já esta trabalhando com esse cliente, como que são atendidos, se o concorrente atende as necessidades do cliente, se o frete é muito alto, lugar de origem e de destino da carga.

Analisados os pontos, ele faz um plano de negócios, colocando tudo no papel o que seria relevante ao cliente. Feito esse processo, o mesmo entra em contato com o cliente para marcar uma visita para que ele possa demonstrar o serviço que ele pode oferecer aos clientes.

Depois de contrato fechado. Agora é só partir para a parte operacional que seria mandar o caminhão carrega e fazer o CRT, para que depois o comercial possa fazer a cobrança ao cliente do serviço prestado. Todo esse processo é feito por um sistema onde fica anexado todos os dados dos clientes, carregamentos para que não sejam feitas cobranças indevidas.

3. ECONOMIA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com