TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução à economia

Projeto de pesquisa: Introdução à economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  419 Palavras (2 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade federal do Piauí

Campus Parnaíba

Curso: Bacharelado em ciências econômicas

Disciplina: introdução a economia E

Professor: Geilson Silva Pereira

Período: 2014.2

Parnaíba- PI 20 de outubro de 2014

Aluno(a): Nayara Brenna Silva

1° Atividade Avaliativa – Introdução a Economia E. (2° chamada)

1-O capitalismo surdiu a partir de um processo de evolução da produção e distribuição de bens e serviços, que teve início na Idade Média e perdura até a Economia Contemporânea, com suas variações e aperfeiçoamento deste sistema econômico.

A partir da presente temática elabore um texto dissertativo que aborde a problemática exporta e suas implicações.

A origem do sistema capitalismo iniciou na passagem da Idade Média para idade moderna foi um período de transição do Feudalismo para a primeira fase do Capitalismo. O Capitalismo era monetário, ou seja, eles usavam moedas e o valor dessas moedas era dado de acordo com o metal que o constituía. Com isso os Europeus se lançaram ao mar para buscar metais, pois achavam que suas reservas estavam se esgotando.Com o início da navegação eles descobrem o Novo Mundo, que consiste nas Américas, e também inicia a Expansão Marítimo Comercial. O Capitalismo visa principalmente o lucro, ele foi dividido em três fases: o capitalismo comercial, capitalismo industrial e o capitalismo financeiro.

Capitalismo comercial ou pré-capitalismo, período que estende-se do século XVI ao XVIII. Inicia-se com as Grandes Navegações e Expansões Marítimas Europeias, fase em que a burguesia mercante começa a buscar riquezas em outras terras fora da Europa.

Capitalismo industrial, No século XVIII, a Europa passa por uma mudança significativa no que se refere ao sistema de produção. A Revolução Industrial, iniciada na Inglaterra, fortalece o sistema capitalista e solidifica suas raízes na Europa e em outras regiões do mundo.

Capital financeiro, Iniciada no século XX, esta fase vai ter no sistema bancário, nas grandes corporações financeiras e no mercado globalizado as molas mestras de desenvolvimento. Grande parte dos lucros e do capital em circulação no mundo passa pelo sistema financeiro. A globalização permitiu as grandes corporações produzirem seus produtos em diversas partes do mundo, buscando a redução de custos. Apesar das indústrias e do comercio continuarem a lucrar muito dentro deste sistema, podemos dizer que os sistemas bancário e financeiro são aqueles que mais lucram e acumulam capitais dentro deste contexto econômico atual. Podemos dizer que este período está em pleno funcionamento até os dias de hoje.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com