TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução à macroeconomia: o lado real da economia

Seminário: Introdução à macroeconomia: o lado real da economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2014  •  Seminário  •  2.200 Palavras (9 Páginas)  •  1.505 Visualizações

Página 1 de 9

ANHANGUERA EDUCACIONAL DE SANTO ANDRÉ

Direito 2ºB - Noturno

ATPS

Etapas 3 e 4

Economia

Profª Solange Dotto

Etapa 3 – Aula tema: Introdução á Macroeconomia: o lado real da economia; Macroeconomia: o lado monetário da economia.

Neste passo realizamos uma pesquisa e fizemos um resumo envolvendo a Macroeconomia e seus principais objetivos, sobre a Política Fiscal, Monetária e comercial e também sobre a moeda.

Entendemos que a MACROECONOMIA: é a parte da teoria econômica que estuda os agentes econômicos em seu conjunto. Tem como objetivo determinar os fatores que interferem no nível total da renda e do produto de uma economia.

E que a RENDA: é a soma das remunerações feitas aos fatores da produção empregados no processo produtivo durante certo período de tempo, ou seja, é o total dos salários, aluguéis, juros e lucros.

Portanto o PRODUTO: é a soma dos valores monetários de todos os bens e serviços finais produzidos por um país num determinado período de tempo.

E por isso que O PRINCIPAL OBJETIVO DA TEORIA MACROECONÔMICA: é obter uma visão simplificada do funcionamento da economia que, porém, permita ao mesmo tempo conhecer e atuar sobre o nível da atividade econômica de um determinado país ou de um conjunto de países. Ou seja, analisar como são determinados os preços e as quantidades dos bens produzidos e dos fatores de produção existentes na economia. Resumindo, determinar os fatores que influenciam o nível da renda e do produto do sistema econômico.

•O problema fundamental da economia é a escassez de recursos e as necessidades ilimitadas, tendo em vista que os recursos devem ser empregados de maneira racional, adequada, para conseguir maior quantidade de produtos ou satisfação.

Política fiscal, Política monetária e Política comercial.

Entendemos que A Política fiscal é administração das receitas e despesas do governo. Se a receita é maior que a despesa, temos superávit orçamental. No inverso temos déficit orçamental. Tal política afeta o nível de demanda ao influir na renda disponível que os indivíduos poderão destinar para consumo e poupança. Tal prática pode ser expansionista ou restritiva. Em uma política fiscal restritiva temos diminuição dos gastos públicos e elevação dos impostos, com objetivo de reduzir a demanda agregada e o consumo privado. Numa política fiscal expansionista, temos aumento nos gastos públicos e corte nos impostos, com o objetivo aumentar a demanda agregada e o consumo privado.

Dado um nível de renda, quanto maiores os impostos, menor será a renda disponível e, portanto, o consumo. E quanto maior o gasto público, maior a demanda e maior o produto.

Política monetária é a atuação de autoridades monetárias sobre a quantidade de moeda em circulação, de crédito e das taxas de juros controlando a liquidez global do sistema econômico.

Uma política comercial (também conhecida por política de comércio ou política de comércio internacional) é uma política governamental que rege o comércio com países terceiros. Trata-se das tarifas, subsídios ao comércio, quotas de importação, restrições voluntárias à exportação, restrições à criação de empresas de capital estrangeiro, regulamentação do comércio de serviços e outras barreiras ao comércio internacional.

Estas são por vezes restritas a uma união aduaneira. No caso da União Europeia, a política comercial foi tratada em comum desde a sua fundação em 1957. Uma política comercial comum é também um objetivo do MERCOSUL.

Moedas: conceitos, tipos, funções e os principais conceitos de forma de pagamento.

Moeda é um bem de aceitação generalizada e que se utiliza como intermediário das trocas. Existem vários tipos de moeda: moeda mercadoria: utilização de um determinado bem, relacionado com a principal atividade da comunidade, como intermediário das trocas (por exemplo, uma comunidade de pescadores utilizava o sal como moeda); moeda metálica: devido à fraca durabilidade da moeda mercadoria e ao fato de por vezes não poder ser divisível passou-se a usar a moeda metálica (ouro, prata, alumínio) que era mais resistente e mais divisível; a moeda papel: notas emitidas pelos bancos como tinham sido depositado metal (inicialmente era convertível, mas, como a maioria das pessoas não levantava o dinheiro e preferia utilizar as notas bancos os bancos passaram a emitir mais valor em notas do que o metal depositado. No entanto, esta situação era arriscada uma vez que se todos decidissem levantar o metal depositado, o banco não tinha como responder a todos. Assim o estado instituiu o curso forçado das notas de banco); a moeda escritural: constituída pela movimentação de depósitos bancários. A moeda tem três importantes funções: meio de pagamento, reserva de valor (que não é conseguida em períodos de inflação) e medida de valor.

Conclusão.

Concluímos em meios das leituras e estudos que fizemos nesta etapa da Atps que o lado do papel exercido pela moeda na economia, é importante estudarem-se os determinantes da demanda e da oferta de moeda, tendo em vista justamente a influência da moeda em muitos e variados aspectos do comportamento da economia. Os preços, por exemplo, nada mais são que o valor dos bens em termos monetários e, portanto, a variação da oferta e demanda por moeda é um fator fundamental na determinação do preço. Outro exemplo é a taxa de câmbio, o preço pelo qual uma moeda nacional pode ser trocada por outra, para cuja determinação é fundamental compreender-se a teoria da demanda e oferta de moeda. Um terceiro exemplo é a taxa de juros, cujo nível reflete o estado da demanda e oferta de moeda em um dado momento. Eis algumas razões porque são estudadas as teorias sobre a demanda de moeda e a oferta de moeda. A teoria quantitativa da moeda afirma que o Banco Central, que controla a oferta monetária, controla em última instancia, a taxa de inflação. Se o Banco Central mantém estável a oferta de moeda, o nível de preços será estável. Se o Banco Central aumenta a oferta de moeda rapidamente, o nível de preços aumentara rapidamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com