TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução à ética do Celso Candido

Artigo: Introdução à ética do Celso Candido. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2014  •  Artigo  •  798 Palavras (4 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução a Ética de Celso Candido

A ética, em sua complexidade, é o reflexo do comportamento humano, muito embora possa ser vista apenas como um estudo deste comportamento. Dentro do âmbito geral está a questão da liberdade, que faz pôr em prática a realização dos comportamentos humanos, sendo que este comportamento pode está ou não ligado por uma consciência moral, por princípios e valores aceitos.

Existe ética profissional, moral, política, social, por isso ela está ligada ao cotidiano, norteando questões, costumes, levantando discussões acerca de comportamento que podem ser aceitos ou não, certos ou errados. Neste caso, o comportamento socialmente aceito, dentro de normas e costumes sociais adequados para a maioria da sociedade, é considerado comportamento ético. Esses costumes devem estar associados a um estudo teórico das normas de comportamento de outras épocas, sobre o que era considerado ético dentro de determinados povos, levando em consideração seus ideais, normas, valores.

Entre os grandes filósofos que discutiram a respeito da ética, está Kant. Ele relacionou a ética a uma igualdade fundamental para o desenvolvimento de uma ética universal, uma moral igual para todos, racional. Já na Grécia antiga, a ética era vista sob o parâmetro da natureza do bem moral, na busca de um princípio absoluto da conduta, em que o objetivo, o centro das preocupações éticas era a busca da felicidade. E essa felicidade deve estar sempre norteada, segundo Platão, pela ideia do bem, à prática das virtudes, como justiça, sabedoria, fortaleza, temperança. Já para Aristóteles, a ética está estritamente ligada à variedade de seres e que se partir da correlação entre o Ser e o Bem, também deve haver uma variedade de bens. Isso quer dizer que quanto mais complexo for o ser, mais complexo será seu respectivo bem. Porém, assim como Platão, Aristóteles insiste na premissa de que a felicidade verdadeira é conquistada pela virtude, pela vontade e pelo esforço do homem em adquirir bons hábitos.

A ética teve um grande progresso quando a religião passou a ser um fator considerável para a humanidade, pois agora não bastava agir somente de acordo com a natureza, mas sim de acordo com a vontade do Deus pessoal, conhecendo a vontade deste Deus. O que é fundamental neste caso, é o amor de Deus, que nos amou primeiro, por isso nas relações humanas o amor deve prevalecer. Foi nesse sentido que religião serviu para levantar questões como a do relacionamento entre natureza eliberdade, da fraternidade universal confrontada com aquela solidariedade limitada, etc.

Dentro do pensamento moderno, as decisões tomadas pelo indivíduo, embora sejam de caráter subjetivo, adequam-se a atitudes que deveriam ser válidas e vigentes para todos os indivíduos conscientes, racionais e livres, o que seria uma forma de educar da melhor forma suas decisões.

Talvez a grande questão que envolve a ética diz respeito à moralidade, a consciência moral, de como agir, do que buscar. Muitos são os caminhos. Escolher viver de acordo com a natureza , viver de acordo com o espírito, uma vida de amor, e fraternidade ou de acordo com uma vida baseada na prática do bem?

Nos dias de hoje, o problema que norteia a ética está intimamente ligado à família, à sociedade civil e ao Estado. No âmbito familiar, a questão a ser discutida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com