TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Investimentos financeiros de curto prazo

Tese: Investimentos financeiros de curto prazo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2014  •  Tese  •  822 Palavras (4 Páginas)  •  440 Visualizações

Página 1 de 4

1) Aspectos iniciais

Uma administração empresarial eficiente envolve, entre outros aspectos, o gerenciamento dos recursos financeiros de modo que estes possam trazer benefícios adicionais às entidades apenas pela sua administração eficaz. Pela sua notada escassez como fatores de produção, os recursos financeiros são os mais caros no Brasil, fato corroborado pelas altas taxas de juros praticadas pelas instituições financeiras, principalmente as bancárias.

A melhor administração destes recursos gira em torno da atividade-fim de cada entidade, sendo incluídos os seus estoques de mercadorias, as matérias-primas, os direitos de vendas a prazo e os bens permanentes.

No caso de uma gestão identificar excesso de riqueza própria ou excesso de recursos em caixa (ou equivalentes-caixa), mesmo referindo-se a prazos curtíssimos, tais recursos devem ser aplicados. Estas aplicações podem ser em investimentos temporários ou permanentes, pois recursos ociosos são um desperdício e uma imagem de administração ineficiente de recursos.

Sendo assim, as empresas, mesmo não tendo a aplicação de sobras de recursos como atividade principal, aplicam os excessos de recursos, por um tempo curso ou longo, em investimentos que podem identificar objetivos diversos, mas sempre buscando alcançar a melhor rentabilidade. Independentemente do tipo de entidade, todas têm o objetivo de aumentar o seu desempenho geral, quer seja ligado ou não à atividade-fim.

2) Aplicações financeiras de liquidez imediata

Quando uma empresa possui disponibilidades, mas não necessita delas para honrar os compromissos no curto prazo, pode optar por aplicações que tenham o objetivo principal de se proteger da desvalorização da moeda e, a depender do prazo de aplicação, para obter eventual vantagem financeira. Se estas aplicações puderem ser resgatadas a qualquer momento, independentemente da ação de terceiros, como, por exemplo, a aplicação em Caderneta de Poupança, elas terão que ser classificadas no grupo Ativo Circulante, no subgrupo Disponibilidades.

De acordo com o preconizado pelo Princípio da Competência, para ser realizada uma correta avaliação das aplicações financeiras de liquidez imediata, no final de cada exercício, quando existirem saldos em aplicações dessa natureza, estes devem ser contabilizados como rendimentos já ganhos até aquela data e serem somados ao investimento inicial, isto é, a conta investimentos de liquidez imediata será debitada e uma conta de resultado será creditada (rendimentos em aplicações financeiras, por exemplo). Neste procedimento, o balanço final do exercício terá o valor atualizado dos investimentos.

3) Investimentos temporários

3.1) Conceito

Quando são consideradas economias de preços crescentes e taxas de retorno sobre os investimentos altas, os investimentos em títulos e valores mobiliários de curto e de médio prazos se constituem em boas opções para que as empresas possam investir suas sobras de caixa enquanto estas não forem necessárias paras aplicação em suas atividades principais. Dentre as aplicações existentes, podem ser listadas as relacionadas ao mercado financeiro e de capitais para aplicação destes excessos de recursos não utilizados:

 Caderneta de Poupança;

 Certificados de Depósito Bancário;

 Depósitos a Prazo Fixo;

 Fundos de Investimentos de Renda Fixa ou Variável;

 Aplicações Temporárias em Ouro;

 Fundos de Curto Prazo;

 Commodities;

 Letras Financeiras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com