TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Karl Marx – Burguesia e Proletariado

Por:   •  1/8/2016  •  Relatório de pesquisa  •  361 Palavras (2 Páginas)  •  15.743 Visualizações

Página 1 de 2

Karl Marx – Burguesia e Proletariado

A história da sociedade até aos nossos dias é a história da luta de classes, já diz o socialista revolucionário Karl Marx (1818-1883), que tinha como base de pensamento que tudo se encontrava em constante mudança e que os conflitos gerados nelas pelas contradições na sociedade são impulsionados pela luta de classes.

No modo de produção capitalista, a reação que se encontra é de exploração da burguesia, os donos dos meios de produção, ou seja, de tudo que o indivíduo precisa para realizar o trabalho, sobre o proletariado, aquele que vende sua força de trabalho, ou seja, no capitalismo a força que trabalha se torna uma mercadoria, que se pode comprar e vender.

Ainda segundo Marx, a sociedade se estrutura de modo a promover os interesses da classe dominante econômica, ou seja, ocorre a nítida desvalorização do trabalho, onde o proletariado recebe apenas uma parte do valor que produz para sobrevivência, para a outra parcela não paga ao proletariado ou seu valor excedente, deu-se o nome de mais-valia, que também se apresenta em mais-valia absoluta e relativa. E com a finalidade de garantir seus próprios interesses, os capitalistas criaram uma instituição de defesa, o Estado.

Ou seja, para Marx, as situações entre os homens se caracterizam por relações de oposição, exploração e complementaridade entre as classes, onde uma só existe em relação a outra e a luta dos capitalistas em preservar seus direitos a propriedade dos meios de produção, a máxima exploração do trabalho         do operário contra do proletariado que lutara por menor jornada de trabalho e melhorias no salário, esse confronto em questão de oposição de interesses, principalmente econômico faz com que haja mudança na sociedade.

Absoluta: é aumentar a demanda, alterando as vezes a jornada de trabalho do operário para que ele produza mais e o capitalista ganhe mais... porém de nada acrescenta no salário do operário.

Relativa: é o capitalista investir em novas máquinas, com mais tecnologia para que a produção renda ainda mais... ou seja maior obtenção de lucro, sem alterar a jornada de trabalho do trabalho. A produção não vai receber aumento de acordo com o que produziu. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (63.2 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com