TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lei do Valor (Mercadoria Simples)

Por:   •  3/10/2016  •  Seminário  •  1.851 Palavras (8 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 8

Consideremos o artesão A como sendo o centro econômico mundial e o artesão B sendo a periferia econômica do mundo - Lei do valor em escala internacional.        

O poder aquisitivo do centro é gigantesco em comparação com o da periferia. O centro compra muito mais no mercado internacional que a periferia.

Trabalho passado não cria valor, o que cria valor é o trabalho presente. O lucro vem do trabalho presente que agrega valor à um trabalho passado. A mais valia sai de dentro do valor agregado.                

Comparação entre a parte do valor da mercadoria que cria valor (trabalho presente) e por tanto o lucro, com a parte da mercadoria que não cria valor (trabalho passado).

Se a produção do centro aumenta, a relação entre trabalho presente e trabalho passado cai. Se a produção da periferia aumenta, a relação também cai.                

É a queda tendencial da taxa de lucro - Conforme aumenta a produtividade, a taxa de contribuição (que é a base do lucro) cai. A parte que não cria valor aumenta muito em relação à parte que cria valor.         

[pic 1]

Para manter o trabalhador em sua jornada de trabalho é necessário cada vez mais matéria prima, uma vez que está aumentando a produtividade.                                

A contradição é que o valor agregado é de 16 horas, e o lucro sai desse valor, porém na medida que aumenta a produtividade, é necessária mais matéria prima para manter os trabalhadores trabalhando as mesmas 8 horas cada.                                                                                        

O trabalho concreto gera mais valor conforme aumenta a produtividade, enquanto o trabalho abstrato continua gerando o mesmo valor.                                                                          

Conforme a produtividade e a concorrência no centro aumentam, asfixiando o sistema e diminuindo a taxa de lucro (porque a produtividade média aumenta). O centro não deixa a produtividade da periferia aumentar - É o Imperialismo.                                                                                        

O Imperialismo quer que o aumento da produtividade na periferia seja seletivo. Porém, países da periferia não concordam em não aumentar a produtividade.                                         

Como se desenvolve um país dentro do capitalismo? Aumentando a produtividade através da tecnologia, e a tecnologia vem através de investimento. Parando o investimento, para ao aumento da produtividade.                                                                                          

Se as economias da periferia não estiverem estagnadas, a taxa de lucro despenca e o sistema quebra. Países do cento não conseguem parar outros países do centro, mas conseguem parar países da periferia.                                                                                                                                

[pic 2]

Dois artesãos, A e B trabalham 8 horas por dia e produzem 8 e 6 produtos respectivamente. A produção total de 14 abrange toda a demanda.                          

Para produzir uma unidade do produto é necessárias 2 horas de trabalho passado.                                                                                

Se o artesão A produz 8 unidades por dia e são necessárias 2 horas de trabalho passado por unidade, então ele necessita de 16 horas de trabalho passado (Mprod, Mprim) por dia. O artesão B, no entanto produz 6 unidades por dia, logo, necessita de 12 horas de trabalho passado por dia.                                                                  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (233 Kb)   docx (110 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com