TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Libras PLANO

Tese: Libras PLANO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/2/2014  •  Tese  •  1.032 Palavras (5 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 5

. INTRODUÇÃO

Esta na lei que libras passa a ser um sistema linguístico de transição de ideias e fatos para pessoas surdas no Brasil, sendo que cada entidade deve se adequar a mesma.

É muito importante a inclusão e integração na sociedade de deficientes auditivos mais o mesmo deve ser feito com cuidado, pois deve ser garantido o entendimento das atividades propostas e respeitado as condições do mesmo.

Surdez é a incapacidade parcial ou total de audição que pode ser por nascença ou posteriormente por 3 classes; deficiência de transição, quando o problema se localiza no ouvido externo ou no ouvido médio; deficiente misto, quando o problema esta no ouvido médio e deficiência interna ou neuro-sensorial que se origina no ouvido interno e no neuroauditivo.

O universo da surdez encontra-se muito além do domínio da língua de sinais. É essencial saber interagir com a pessoa surda e para isso, é preciso conhecer os domínios linguísticos e culturais desse mundo “paralelo”. Libras oferece a criação, reprodução e ampliação de uma cultura muito rica com poesias, piadas, literatura, teatro, musica entre outros.

De certo modo o termo surdez tornou-se um elemento identificatório na construção da identidade surda. Portanto Libras se tornou um sistema linguístico com estrutura e organização própria e independente da língua portuguesa. Aprender e compreender a gramática de Libras é essencial para entendermos seu funcionamento, pois enquanto a língua portuguesa é oral e auditiva, a língua de sinais é visual e espacial.

Sabemos que vivenciamos o paradigma da inclusão dentre os quais muitos tabus foram quebrados e vários direitos foram adquiridos através de leis e decretos.

A lei nº 10.098/2000 garante ao deficiente auditivo, a ajuda de um intérprete em sala de aula. A lei nº 10. 436/2002 inclui a Libras como parte do PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) e dá suporte para a formação e atuação do intérprete de língua de sinais.

2 PLANO DE AULA

2.1 Público-alvo

As aulas serão ministradas para os alunos do1º ano B (vespertino) das séries iniciais do ensino fundamental I.

2.2 Perfil da turma

É uma turma heterogênea, composta por 8 meninas; e 9 meninos onde um deles tem 7 anos e é Deficiente Auditivo, dando um total de 17 alunos. São alunos com diversas habilidades e dificuldades, mas que buscam o conhecimento e tem em sua maioria o apoio dos pais. A maioria da turma tem domínio no ato da leitura e encontram-se na faixa etária de 5 à 6 anos.

O espaço físico da sala de aula é amplo, porém não despõem de uma ventilação adequada. Em suas paredes estão expostas as letras do alfabeto na forma escrita imprensa, numerais de 0 à 100, sílabas complexas e um banner com o alfabeto da língua de sinais, onde a professora juntamente com a intérprete, busca integrar toda a turma através da leitura do banner.

2.3 Tempo de Duração

- 3 aulas de 50 minutos cada.

2.4 Justificativa

O estudo do alfabeto é muito importante, já que é através dele que as primeiras palavras se formam. A junção das letras é algo que chama a atenção dos alunos e faz com que se interessem cada vez mais por novas palavras e a descobrir um mundo novo cheio de novidades e fantasias. Buscando a união das duas línguas, esperamos estar colaborando no aprendizado e na inclusão social dos educandos, levando as crianças a descobrir suas capacidades e habilidades.

Trabalhando de forma lúdica e bem descontraída, esperamos despertar o interesse dos alunos sobre a língua de sinais e a importância de conhecer a mesma como forma de comunicação no meio social.

2.5 Objetivo da aula a ser planejada

Que os alunos possam compreender que a língua de sinais é uma forma de comunicação necessária, tanto para o aluno deficiente auditivo, quanto para os alunos “ditos normais”.

2.6 Conteúdo previsto para a aula

Alfabeto da língua de sinais e alfabeto cursivo.

2.7

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com