TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lista de Exercícios Respondida

Por:   •  3/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  932 Palavras (4 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 4

                         Universidade Federal de Alagoas                 [pic 1]Departamento de Engenharia de Produção

Disciplina: INTRODUÇÃO À ECONOMIA 

Prof. Nehemias Anastácio Santos da Silva

Plano de Ensino

EMENTA: O conteúdo inicia com uma introdução aos fundamentos da economia. Busca a caracterização das divisões do estudo econômico, aplicações e instrumentos, bem como a compreensão dos mecanismos que conduzem ao equilíbrio de mercado. Análise dos efeitos das elasticidades sobre a demanda, a oferta e o equilíbrio de mercado. Estabelecimento de relações entre o estabelecimento de impostos sobre os preços e quantidades de equilíbrio. Análise do efeito de políticas de preços mínimos e máximos. Caracterização das principais estruturas de mercado. Introdução aos agregados econômicos e suas principais varáveis. Discussão sobre os objetivos das políticas macroeconômicas e seus principais instrumentos. Estudo dos principais tipos de inflação, suas causas e distorções provocadas. Análise dos aspectos micro e macroeconômicos da Economia Internacional.

OBJETIVOS: Apresentar aos alunos os conceitos fundamentais da disciplina Introdução à Economia, considerando sua inserção entre as principais disciplinas do curso de Economia, para que ao final do primeiro semestre do curso, o estudante tenha condições de: distinguir as disciplinas de formação teórico, instrumental e histórico; discernir as diferenças entre as principais escolas do pensamento econômico; e apresentar as diferenças entre a sociedade capitalista e outras formações sociais.

METODOLOGIA: As aulas serão conduzidas de maneira a levar o aluno a atingir os objetivos definidos para a disciplina, uma parte do desenvolvimento dos conceitos ocorrerá através de aulas expositivas e em discussões baseadas em leituras previamente indicadas pelo professor; realização de exercícios a serem desenvolvidos pelos alunos, tanto em classe no horário de aula, como também fora desse horário. O professor, em diversas ocasiões, deve ser visto como um orientador dos alunos e não como um expositor permanente da matéria, pois a transmissão pura e simples dos seus conteúdos traz resultados bem menores ao aprendizado do que a discussão destes. Portanto, são incentivados trabalhos de pesquisa, debates, leituras e discussões em grupos realizados dentro e fora da sala de aula, são também estimulados a utilização de diversos outros recursos, como os computacionais e a “internet”.

AVALIAÇÃO: Prova escrita, individual, sem consulta; Trabalhos individuais e/ou em grupo. A avaliação será composta por duas notas: uma refere-se a prova escrita e outra através de trabalho escrito/ resolução de exercícios e seminários.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Unidade I – FUNDAMENTOS DA ECONOMIA

1.1. Definição de Economia. 1.2. Problemas Econômicos Fundamentais. 1.3. A Curva de Possibilidades de Produção. 1.4. Os Fatores de Produção. 1.5. Sistema Econômico. 1.6. Fluxos Econômicos numa Economia de Mercados – os mercados de fatores e de bens.

Unidade II – DEMANDA, OFERTA, EQUILÍBRIO DE MERCADO E POLÍTICAS MICROECONÔMICAS

2.1. Fundamentos de Microeconomia. 2.2. Análise da Demanda de Mercado. 2.3. Análise da Oferta de Mercado. 2.4. O Equilíbrio de Mercado. 2.5. Funcionamentos dos mercados e alocação de recursos. 2.6. Oferta, Demanda e Política Microeconômica: os controles de preços.

Unidade III – A EMPRESA: PRODUÇÃO, CUSTOS E LUCROS 3.1. A empresa e a figura do empresário. 3.2. A função de Produção: curto e longo prazo. 3.3. Custos de Produção: curto e longo prazo. 3.4. Decisões de produção da empresa e a maximização de lucros.

Unidade IV – ESTRUTURAS DE MERCADO: CONCORRÊNCIA PERFEITA E IMPERFEITA 4.1. Concorrência Perfeita. 4.2. Empresa Competitiva: maximização de lucros e decisão de produção. 4.3. Mercados Competitivos e Eficiência Econômica. 4.4. Concorrência Imperfeita: causas da imperfeição dos mercados. 4.5. Monopólio.

Unidade V – CONCEITOS BÁSICOS DE MACROECONOMIA 5.1. A Macroeconomia: variáveis-chave e objetivos. 5.2. O Produto Interno Bruto (PIB). 5.3. O PIB pelo método do dispêndio. 5.4. Outros raciocínios para calcular o PIB. 5.5. PIB real e PIB nominal: os índices de preços e a inflação. 5.6. Produto Nacional Bruto e Líquido, Renda Nacional, Renda Pessoal e Renda Disponível. 5.7. Modelo da Oferta e Demanda Agregadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (105.8 Kb)   docx (231.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com