TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MERCADO E FERTILIZANTES NO BRASIL

Pesquisas Acadêmicas: MERCADO E FERTILIZANTES NO BRASIL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.846 Palavras (8 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 8

COLÉGIO TABLEAU

TÉCNICO DO MEIO AMBIENTE

DANILO

ELITON

FELIPE

FERTILIZANTES

São Paulo, Setembro

2014

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ................................................................................................

2 FERTILIZANTES ............................................................................................

3 MERCADO E FERTILIZANTES NO BRASIL..................................................

4 PRINCIPAIS EMPREASAS BRASILEIRAS....................................................

5.EMPRESAS MUNDIAIS.. ...............................................................................

6. PROCESSO DE PRODUÇÃO........................................................................

7. POLUENTES ATMOSFÉRICOS.....................................................................

8. SUPERFOSFATOS.........................................................................................

7. POLUENTES NO SOLO E NA ÁGUA.............................................................

7. CORREÇÃO DE ACIDEZ DO SOLO..............................................................

7. POLUENTES ATMOSFÉRICOS.....................................................................

FERTILIZANTES

A indústria de fertilizantes pertence ao setor petroquímico, embora tenha vínculos estreitos com a indústria de mineração. Tecnicamente, os produtos finais da indústria de fertilizantes resultam da mistura de produtos oriundos da rota nitrogenada (N), da rota fosfatada (P) e da rota potássica (K). Os produtos da cadeia nitrogenada têm origem, fundamentalmente, na produção de amônia a partir do petróleo. Os produtos da cadeia fosfatada, por sua vez, são processados a partir da rocha fosfática. Segundo a ANDA – Associação Nacional para Difusão de adubos, no Brasil não há indústria de fertilizantes da rota potássica.Produção dos fertilizantes agrícolas. O segmento de extração mineral é o fornecedor das matérias-primas básicas dos fertilizantes, especialmente o gás natural, o rasf (resíduo asfáltico do petróleo), nafta, rocha fosfática, enxofre e rochas potássicas. Com esses, é possível então obter os insumos intermediários, como o ácido sulfúrico, o ácido fosfórico, a amônia anidra e os fertilizantes simples, dos quais são feitos os fertilizantes básicos, como a uréia, o sulfato de amônio, o MAP, o superfosfato simples e o cloreto de potássio, que originam os fertilizantes granulados e as misturas de NPK. Os fertilizantes simples são um único composto químico, com a presença ou não de certos macro ou micronutrientes. Exemplos: superfosfato simples (SSP), o superfosfato triplo (TSP), fosfato de monoamônio (MAP) e o fosfato de diamônio (DAP).

.

Mercado de fertilizantes agrícolas no Brasil

O uso deles no Brasil está bem concentrado em certas culturas de grãos, como a soja e o milho.

Por conta de ocorrerem vendas para fora do país, a demanda por fertilizantes tem um impacto bem forte na balança comercial brasileira, sendo, portanto, uma atividade bem importante para a economia do país.

Principais empresas brasileiras:

Copebrás: A Copebrás é uma das maiores fabricantes de fertilizantes fosfatados do Brasil e tem uma capacidade de produção anual de 1,35 milhões de toneladas de concentrado de fosfato.

Galvani : Atualmente, realiza atividades de mineração, beneficiamento, industrialização e distribuição de fertilizantes fosfatados para contribuir com a produção de alimentos rasil. Possui unidades em São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Mato Grosso e Ceará.

Heringer: Baseada nas informações fornecidas pela Anda (Associação Nacional para Difusão de Adubos), a Companhia estima estar entre as três maiores empresas de fertilizantes do Brasil, cuja participação de mercado de comercialização e distribuição de fertilizantes foi de 16,2%, em 2013, em termos de volume.

Principais empresas mundiais:

Bunge: Operando no país desde 1905, a Bunge Brasil é uma subsidiária controlada pela Bunge Limited, holding norte-americana, fundada em 1818, sediada em White Plains (NY, Estados Unidos) e presente em mais de 40 países, tendo suas ações negociadas exclusivamente na bolsa de valores de Nova York.

Yara: fornece soluções para uma agricultura sustentável e para o meio ambiente. Seus fertilizantes e programas nutricionais de plantas ajudam na produção dos alimentos necessários para a crescente população de todo o mundo. Com produtos e soluções industriais reduzem as emissões, melhoram a qualidade do ar e auxiliam operações eficientes e seguras. Fundada na Noruega em 1905, a Yara está presente no mundo inteiro com vendas para 150 países.

Processo de produção

O segmento de extração mineral é o fornecedor das matérias-primas básicas dos fertilizantes, especialmente o gás natural, o rasf (resíduo asfáltico do petróleo), nafta, rocha fosfática, enxofre e rochas potássicas.

Com esses, é possível então obter os insumos intermediários, como o ácido sulfúrico, o ácido fosfórico, a amônia anidra e os fertilizantes simples, dos quais são feitos os fertilizantes básicos, como a uréia, o sulfato de amônio, o MAP, o superfosfato simples e o cloreto de potássio, que originam os fertilizantes granulados e as misturas de NPK.

Os fertilizantes simples são um único composto químico, com a presença ou não de certos macro ou micronutrientes. Exemplos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com