TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MERCADO DE LUXO: Uma Visão Geral Sobre O Mercado De Luxo No Brasil

Artigos Científicos: O MERCADO DE LUXO: Uma Visão Geral Sobre O Mercado De Luxo No Brasil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/8/2013  •  4.425 Palavras (18 Páginas)  •  932 Visualizações

Página 1 de 18

O MERCADO DE LUXO

Uma visão geral sobre o mercado de luxo no Brasil

RESUMO

O Brasil enquanto país emergente do BRIC mostra-se um cenário interessante para as marcas de luxo, o objetivo desse artigo é mostrar uma visão geral da atuação do mercado de luxo no Brasil, a pesquisa foi feita com bases bibliográficas onde foram destacados aspectos do luxo, a sua definição, o mercado de luxo nacional , o consumidor desse nicho, as marcas, produtos de luxo e as principais marcas presentes no Brasil. sendo concluído que, um dos grandes fatores definitivos para a penetração e sucesso no mercado nacional é a emergência da classe média alta e o parcelamento nas vendas dos artigos de luxo a motivação do consumidor deste nicho, incorpora valores, relevantes, entre vários aspectos identificados, são, a sinalização de mensagens sociais, percepção de qualidade extrema do produto, gratificação, diferenciação e identificação de status.

Palavras-Chave: status; consumidor; comportamento; desejos; necessidades.

ABSTRACT

The Brazil as a country emerging BRIC proves to be an interesting backdrop for the luxury brands, the objective of this paper is to present an overview of the performance of the luxury market in Brazil, the research was done with bibliographic databases where we highlight aspects of luxury , its definition, the domestic luxury market, the consumer of this niche brands, luxury goods and top brands in Brazil. and concluded that a major contributor to the final penetration and success in the domestic market is the emergence of middle class and the splitting in sales of luxury items of the motivation of the consumer niche, embodies values that are relevant, among various issues identified are , signs of social messages, perception of extreme quality of the product, gratuity, differentiation and identification of status.

Keywords: status; consumer; behavior; desires; needs.

1. INTRODUÇÃO

O mercado de luxo é um segmento que conta com crescimento exponencial ano a ano, gerando empregos diretos, indiretos e renda. Movimentando grandes somas por todo o mundo esse segmento também é encontrado no Brasil.

Segundo BRAGA (2004) Os consumidores e suas percepções sobre os itens de luxo apresentam comportamentos particulares e subjetivos em relação ao artigo adquirido, ora satisfazendo mais desejos do que necessidades, dando destaque e notoriedade para seus possuidores, destacando-os entre os demais.

Alguns fatores podem se destacados para o sucesso desse nicho no mercado brasileiro, como aumento do consumo por parte das classes emergentes, destacando a classe C com aumento expressivo nos últimos anos; as grandes marcas se viram obrigadas a adaptar-se à cultura brasileira dos pagamentos parcelados coisa que para as grandes marcas inexiste em outros países.

2. SIGNIFICADO DO LUXO

Em sua etimologia, "luxo" e "luz" têm origem do latim "lux", que significa "luz". Os valores do luxo são simbólicos e subjetivos, tem implícito em sua essência códigos, valores simbólicos, que são entendidos como adjetivo de alta qualidade, escassez ou raridade. O luxo tem sua percepção mais mental do que material, sendo raro e desejado.

Para BRAGA (2004) a referência à luz provavelmente associa-se com conceitos como brilho, esplendor, distinção perceptível ou resplandecente. Ao examinarmos a definição dicionarizada, notamos que há uma dimensão bastante concreta do termo (suntuosidade, fausto, pompa, supérfluo, aparência, poder material).

A associação do brasileiro em relação aos países símbolos de luxo é imediatamente européia, tendo a França com forte representação simbólica do luxo, assim como outros países europeus, como Suíça e Alemanha entre outros que também são referências identificadas pelos consumidores do luxo no Brasil. O luxo para o consumidor brasileiro é identificado como qualidade, hedonismo e estilo, para grande parte dos consumidores o luxo é uma recompensam, um modo de viver com estilo, sentimento de puro prazer e uma maneira de expressar sua personalidade. (AMÉRICA MARKETING, 2009).

3. O MERCADO DE LUXO

Em um país onde a maior parte da econômica é gerada por indivíduos de baixa renda, e há grande adversidade social, pode-se gerar até certa desconfiança sobre a existência desse nicho de mercado o qual movimenta milhões por ano e é restrito a poucos afortunados possuidores de renda suficiente para desse mercado se fazer consumidor.

Segundo STREHLAU (2008), a característica mais marcante desse mercado é o alto grau de internacionalização. Marcas e empresas conhecidas mundialmente nas classes sociais mais elevadas da sociedade. O Brasil assim como os outros países do BRIC, é visto como um mercado importante, que tem seu crescimento associado, dentre outros fatores, a abertura do mercado para a importação e a estabilidade econômica.

Para TARDÁGUILA (2006) o Brasil ocupa lugar de destaque no mercado internacional de luxo, mesmo com 22,8% da população abaixo da linha de pobreza segundo o Centro de Políticas Sociais da FGV, estimativas apontam que o setor de artigos de luxo movimente R$ 2 bilhões por ano no país.

Na Figura 1 podemos verificar o desempenho do mercado de luxo no Brasil entre 2007 e 2008.

Figura 1 – Números do Mercado de Luxo no Brasil entre 2007 e 2008 (FOLHA ONLINE, 2009).

O mercado nacional de luxo nacional apresenta algumas singularidades como o parcelamento, que em 2007 foi o responsável pelo aumento de 37% nas compras acima de R$100 mil. Além desse aspecto o crescimento do mercado se dá pelo fato do aumento do consumo não pela alta classe da sociedade, mas sim pela classe média alta que adquirem alguns itens como “pequenos luxos”. (STREHLAU, 2008, p.2).

Segundo a publicação européia, Europa: Branded Consumer Goods: “Devido à estabilidade econômica, provocada pelos 8 anos de governo de Luiz Inácio Lula da Silva – que deverá continuar sob a presidência de Dilma Rousseff – existe um novo consumidor ávido de classe média”. Para GODINHO (2011) segundo o relatório fatores políticos e econômicos podem estimular as vendas dos bens de luxo na próxima década, as vendas do setor de luxo no Brasil podem atingir 6% do mercado global em 2025, somando um motante de 63,5 bilhões de dólares.

3.1. O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.5 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com