TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MODELO DE GESTÃO DE PESCA

Por:   •  11/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  651 Palavras (3 Páginas)  •  497 Visualizações

Página 1 de 3

MODELO DE GESTÃO DE PESCA

O Modelo de Gestão de Pesca é baseado na Lei da Logística de (Verhulst, 1838), onde a Capacidade de Suporte (k) é o estoque máximo que pode ser mantido sem comprometer a capacidade de regeneração do recurso. A Extração Máxima Sustentável (XRMS) é a taxa de extração que mantém o estoque no nível de crescimento máximo – RMS (Rendimento Máximo Sustentável). A ideia central é que, para qualquer população situada abaixo de um certo nível k, existe um excedente que pode ser continuamente explorado.

[pic 1]

Estoque de população

A dinâmica para população de peixes, para extraí-los são:

  1. Extrair tudo: onde zera o estoque, que não terá para os próximos anos;
  2. Não extrair nada: matem o estoque em K, a população não cresce;
  3. Extrair o RMS anualmente por tempo indeterminado e conserva o estoque XRMS do recurso de manejo.

À primeira vista a opção 3 é a melhor:  em que se mantem o estoque em nível de sua produção máxima e sustentável. Pois, a mesma eleva a produção no longo prazo, como também a vida no lago será máxima, e quantidade será máxima a ser pescada. Existem objeções a essa opção:

  • Trata-se de uma regra de origem biológica para uma espécie isolada de comportamento padrão. As espécies com grandes variações naturais não podem serem submetidas a uma exploração baseado no RMS;
  • Tem critérios exclusivamente biológicos e não econômicos;
  • Deixa de lado qualquer noção de custo leva a dizer que o RMS não pode representar o “ótimo”, do ponto de vista econômico.

Dessa forma, ”...O RMS deve apresentar uma orientação, de vez de norma de exploração ótima. Representa um ponto de convergência entre opostos quando a intervenção dos poderes públicos destinados a garantir o ‘ótimo social’ de uma solução”. Conclui, que o RMS quase nunca é melhor estratégia econômica.

Os custos de produção e custo de oportunidades é possível compreender as causas. Considerando as seguintes variáveis: ᵟ= taxa de crescimento (i); c= custo de produção; p=preço do pescado; t= taxa de crescimento da população.

Os custos de produção são nulos (igual a zero) ou desprezíveis, se:  a taxa de desconto (δ) forma maior que a taxa de crescimento da população (t), o ganho líquido que se pode obter com a pesca é menor do que outra atividade; se δ for muito elevada pode haver risco de esgotamento da espécie, pois o VPL será muito baixo; apenas na remota hipótese de δ ser nula (igual a zero) é que valerá à pena deixar algum peixe para o futuro.

Para se entender o problema dos recursos da propriedade comum é necessário levar em consideração variáveis como: p (preço da tonelada), y (quantidade pescada), c (custo unitário da pesca) e x (insumos utilizados). Dessa forma, se estabelece que o lucro é resultante da renda bruta deduzidos os custos de produção e quando este lucro for inferior aos custos de produção, o pescador abandonará a atividade, quando (py/x) for maior que o custo unitário da pesca o pescador se mantém na pescaria. Para haver situação de equilíbrio py/x deve se igualar ao custo unitário da pesca, no entanto, o lucro seria igual a zero. Encara-se, agora, o dilema dos recursos da propriedade comum, onde o lucro pertence a todos, mas ninguém ousa se apropriar dele, ou seja, não pertence a ninguém em particular. Umas das implicações, referem-se ao fato de ninguém se preocupar em conservar o recurso ignorando o valor futuro potencial da atividade, cada pescador olha apenas para a produtividade média, desconhecendo a produtividade marginal. Com o objetivo de alcançar um equilíbrio eficiente e proteger o ecossistema pesqueiro, é necessária uma intervenção governamental planejada, com a aplicação de taxas, cotas e limites para captura, bem como restrições à equipamentos tecnológicos, etc. evitando que os recursos da propriedade comum sejam destruídos pelo sobre uso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (156.2 Kb)   docx (39.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com