TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MONOPOLIO

Por:   •  11/4/2016  •  Artigo  •  297 Palavras (2 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 2

Petrobras diz que repassará aumento de imposto para gasolina e diesel

Informação foi enviada pela estatal à CVM. Reajuste deve ficar entre 5% e 7% nas bombas.

A Petrobras, anunciou em fato relevante para a Comissão de Valores Imobiliários (CVM), que vai repassar a nova tributação para os preços, e a gasolina e o diesel vão aumentar na refinaria. Estima-se que o reajuste fique entre 5% a 7% nas bombas, com o impacto na inflação.

Segundo a companhia, em decorrência do aumento dos tributos sobre os dois combustíveis “os preços desses derivados nas refinarias serão acrescidos nos valores de PIS/COFINS e CIDE, ficando o preço liquido para a Petrobras inalterado.

Caso a estatal não repasse o aumento dos tributos, que terá impacto imediato nas refinarias, passaria a receber cerca de U$$ 55 por barril, contra os U$$ 100 atuais.

Fonte: http://oglobo.globo.com

1- Tipo do Bem: Apesar dos reajustes nos preços da gasolina e diesel ainda assim podendo usar como uma segunda opção o Etanol e o gás, a gasolina é um bem insubstituível por ser o principal combustível a ser utilizado pelos brasileiros.

2- Tipo de Elasticidade: Elasticidade preço demanda é elástica, por fornecer gasolina, diesel e gás tem um mercado amplo para a distribuição de seus produtos independente do preço.

3- Tipo de Estrutura de Mercado: 3 características

• Necessidade de Tecnologia: A necessidade de capital e tecnologia é muito grande pois sua demanda é extremamente alta, por se tratar de uma multinacional produtora de matéria prima e derivados.

• Barreira a entrada e saída: Enorme, por ser uma multinacional que comercializa matéria prima e derivados para o mundo inteiro.

• Quantidade de Empresas Concorrentes: Por ser a única a fornecer o petróleo como matéria prima e seus derivados como gasolina, diesel e o gás não tem nenhuma empresa concorrendo com a Petrobras, no Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (53 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com