TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Macro

Seminário: Macro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  Seminário  •  304 Palavras (2 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 2

Macro

1-Conceitue e aponte as principais diferenças entre os enfoques da Macroeconomia e da Microeconomia.

A Microeconomia, ou Teoria dos Preços, analisa a formação de preços no mercado, ou seja, como a empresa e o consumidor interagem e decidem qual o preço e a quantidade de um determinado bem ou serviço em mercados específicos. Estuda o funcionamento da oferta e da demanda na formação do preço no mercado, isto é, o preço obtido pela interação do conjunto deconsumidores com o conjunto de empresas que fabricam um dado bem ou serviço.

A Macroeconomia estuda a economia como um todo, analisando adeterminação e o comportamento de grandes agregados, tais como: renda e produto nacional, nível geral de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda e taxa de juros, balança de pagamentos e taxas de câmbio.

2-Sintetize os objetos de política econômica.

• Alto nível de emprego;

• Estabilidade de preços: Combate á inflação, que é o aumento continuo e generalizado de preços;

• Distribuição equitativa de renda;

• Crescimento econômico: Aumentar a capacidade produtiva da sociedade, aumentando o produto potencial deve ser um objetivo de longo prazo da politica econômica.

5-Resuma os instrumentos de política econômica.

 Política Fiscal: Gastos Públicos e Impostos. São aqueles instrumentos que afetam o lado "real" da economia;

 Política Monetária: Instrumentos ligados a quantidade de moeda e títulos públicos. Entre tantos tipos de mecanismos, os principais instrumentos da política monetária seriam: emissões, reservas compulsórias, open marketing, redesconto, regulação sobre crédito e taxas de juros;

 Política Cambial e comercial: Políticas que atuam sobre as variáveis relacionadas ao setor externo da nossa economia. Os instrumentos abarcam as interferências governamentais na taxa de câmbio, pela determinação do regime cambial (fixo, flutuante ou flutuação suja) e a política comercial, por meio de barreiras, incentivos e subsídios, por exemplo.

 Política de rendas: Refere-se à intervenção direta do governo na formação de renda (salários, aluguéis), através de controle e congelamento de preços.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com