TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Macroeconomia e seus principais objetivos

Seminário: Macroeconomia e seus principais objetivos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2014  •  Seminário  •  673 Palavras (3 Páginas)  •  437 Visualizações

Página 1 de 3

Macroeconomia e seus principais objetivos

A Macroeconomia estuda o comportamento do sistema econômico por um número de fatores, como reduzido a produção ou produto total de uma economia, o nível de emprego e poupança, o investimento, o consumo, o nível geral dos preços. Seus principais objetivos estão em seu crescimento do produto e do consumo, no aumento da oferta de empregos, na inflação reduzida e no comércio internacional vantajoso.

Microeconomia

Boa parte desta economia que se ocupa do estudo dos diferentes agentes econômicos, entre os quais as empresas e consumidores. A economia, por sua vez, se define como a ciência que estuda a distribuição de recursos entre as suas atividades. Em outras palavras, as pessoas têm diversos objetivos, desde a satisfação de necessidades primárias como alimentar-se, vestir-se e proteger-se das intempéries; até as necessidades mais sofisticadas do tipo material, estético e espiritual.

Os objetivos da macroeconomia são principalmente: o crescimento da economia, o pleno emprego, a estabilidade de preços e o controle de inflaçaão.

Politica monetária

A política monetária visa defender o poder de compra de uma moeda, sendo ela expansionista ou restritiva. Na política restritiva, o dinheiro em circulação tem seu valor diminuído ou estabilizado para desaquecer a economia e manter os preços de mercado. Expansionista, a moeda em circulação aumenta de quantidade para aquecer a economia , a demanda de mercado e consequentemente o crescimento econômico do país. O aquecimento possui o risco de gerar efeito inflacionário na economia.

Os instrumentos básicos de uma política monetária são a emissão de papel moeda, , compra e venda de títulos da dívida pública, empréstimo do Banco Central aos bancos comerciais e controle das taxas de juros.

A politica monetária influência em grande parte a economia de um país, na prática atua e controla o gasto na economia nacional, principalmente na renda familiar e nos empreendimentos. Ela sempre avalia as variáveis da macroeconomia.

No Brasil essas políticas ocorrem a partir do Conselho Monetário Nacional, posteriormente avaliado pelo Banco Central, Copom Bancário; daí estabelece-se a oferta monetária no mercado e controlando as taxas de juros

A taxa de juros, dentro da política monetária, definirá o nível de consumo e demanda. Dentro deste estudo há a demanda agregada, que é a relação entre a quantidade de produtos que possuem demanda e o nível geral de preços.

Politica comercial

Uma política comercial (ou conhecida por política de comércio ou política de comércio internacional) é uma política governamental que rege o comércio com países terceiros. Trata-se das tarifas, subsídios ao comércio, quotas de importação, restrições voluntárias à exportação, restrições à criação de empresas de capital estrangeiro, regulamentação do comércio de serviços e outras barreiras ao comércio internacional.

Esta que vem a ser restritas a uma união aduaneira. No caso da União Europeia, a política comercial foi tratada em comum desde a sua fundação

e1957.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com