TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ergonomia Principais objetivos

Tese: Ergonomia Principais objetivos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  Tese  •  461 Palavras (2 Páginas)  •  678 Visualizações

Página 1 de 2

Etapa 1

Passo 1 – Apenas Leitura

Passo 2 – Responder as questões a seguir.

1) Quais são os Principais objetivos da ergonomia?

O objetivo da ergonomia é aperfeiçoar as interações do ser humano com suas atividades de forma integrada, promovendo eficácia, segurança, saúde e bem-estar do usuário.

2) Quais aspectos caracterizam os estudos percussores da ergonomia até a II Guerra Mundial?

A ergonomia teve suas origens na segunda guerra mundial, mais propriamente em 1949 quando falharam as formas tradicionais de resolução do conflito ente homens e máquinas.aspectos mais caracterizantes eram: pela maior eficiência das máquinas, por uma informatização cada vez mais difundida e por uma automatização.

3) Como evoluiu o enfoque ergonômico até hoje, desde sua origem?

No inicio o estudo se baseava sobre a máquina a qual o trabalhador tinha que se adaptar. E o operador era selecionado de acordo com os requisitos da máquina.

Com o decorrer dos anos e por análise de problemas e de erros humanos o estudo passou a concentrar-se no homem, procurando uma modificação nas máquinas levando em consideração os limites do trabalhador. Adaptando assim a máquina ao ser humano nascendo assim um moderno conceito de ergonomia. Oferecendo ao trabalhador ajustes que tornam o trabalho confortável e produtivo.

4) No que consiste a abordagem macroergonômica?

Consiste na adequação organizacional voltada à concepção e gerenciamento das novas tecnologias. Sua aplicação evidencia interações no contexto social e organizacional para a melhor adequação do sistema de trabalho e concepção de novos sistemas.

5) Apresente, pelo menos, três exemplos possíveis de aplicações da ergonomia.

1- Ao levantar uma carga do chão deve-se flexionar os joelhos, distribuindo assim o peso sobre os joelhos e não sobre a coluna.

2- Ajustar a altura do computador e da cadeira mantendo a coluna alinhada seja no trabalho ou em casa, são medidas ergonômicas que irão contribuir para uma melhor qualidade de vida.

3- Tornar hábito a pratica de ginástica laboral antes de iniciar uma jornada de trabalho, isso ira relaxar seus músculos e sua jornada de trabalho será mais produtiva e satisfatória.

PASSO 3 - Escolher cinco pessoas, dentre familiares, amigos, colegas de trabalho ou alunos de outros cursos, e relatar o grau de conhecimento deles sobre Ergonomia. Analisar, com base nas respostas das questões do Passo 2 desta etapa, se os conhecimentos apresentados são coerentes com os reais conceitos de ergonomia.

- Após realizada a entrevista constatamos que apenas 1 (20%), das 5 pessoas entrevistadas tinham conhecimento de ergonomia ao serem perguntadas, o restante das pessoas, sabiam o que era ergonomia, mas não de forma objetiva e clara.

Etapa 2

Passo 1 – Apenas Leitura

Passo 2 - Elaborar, com base na leitura do estudo de caso proposto no Passo 1

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com