TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principais objetivos da Ergonomia

Ensaio: Principais objetivos da Ergonomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2013  •  Ensaio  •  562 Palavras (3 Páginas)  •  613 Visualizações

Página 1 de 3

s principais objetivos da Ergonomia?

Ergonomia tem como objeto teórico a atividade de trabalho , como disciplinas fundamentais a fisiologia, a antropologia e a psicologia, como fundamento metodológico de análise de trabalho. Tem como base discussão e interpretação sobre interações entre ergonomistas e princípios.

2-Que aspectos caracterizam os estudos precursores da Ergonomia até a II Guerra Mundial?

As matérias históricas frequentemente revelam alguns casos , como fatores humanos , a guerra era certamente um incentivo , mas que também trazia outros efeitos retrógrados (como a destruição). As habilidades e capacidades dos operadores se tornaram limitadas. Isto sugeriu a necessidade da ergonomia. O homem não poderia ter hoje uma existência tolerável sem máquinas , nem máquinas sem homens. As atividades de homens e máquinas devem estar estreitamente integradas para que se obtenham ótimos resultados.

3-Como evoluiu o enfoque ergonômico até hoje , desde a sua origem?

Através de estágios cronológicos . O primeiro estágio histórico a partir da Revolução Industrial , com o surgimento das máquinas e de seus efeitos físicos e sociais, por exemplo , a fábrica e a intensificação do trabalho. O segundo estágio revolucionário pode ser caracterizado como o da “Ergonomia Cognitiva. O terceiro estágio veio em resposta às importantes mudanças que estão afetando o trabalho do homem, particularmente com relação à tecnologia.

4-No que consiste a abordagem macroergonômica?

A macroergonomia é uma abordagem topdown e contingencial , e define a otimização organizacional em termos da otimização conjunta de seus sistemas técnicos e sociais. A adaptabilidade e flexibilidade da organização são outros importantes princípios buscados a este nível . Embora tendo muitos de seus conceitos derivados da teoria sócio-técnica , a macroergonomia difere da anterior em alguns tópicos importantes. Um dos pontos de divergência é a abordagem top-down da macroergonomia. O ponto de vista sócio-técnico argumenta em favor de uma metodologia bottom-up , ou seja, o posto de trabalho é visto como o ponto de partida para o design organizacional.

5- Apresente , pelo menos , três exemplos de possíveis aplicações da Ergonomia.

*Saúde no trabalho: a ergonomia se preocupa com as condições gerais de trabalho , tais como , a iluminação, ruídos e a temperatura que geralmente são conhecidas como agentes causadores de males na área de saúde física e mental, mas que o estudo procura traçar os caminhos para a correção. O seu objetivo é aumentar a eficiência humana, através de dados que permitam que tomem decisões lógicas.

*Caixas eletrônicos: as telas dos caixas eletrônicos , são projetadas com ícones grandes e fáceis de localizar.

*Riscos de lesões por esforços repetitivos : nos últimos anos, os estudos nessa área ganharam destaque na criação de objetos que diminuam os riscos de lesões por esforços repetitivos , as famosas LER, que atacam , por exemplo quem vive sentado diante do computador a maior parte do dia.

Passo 3

Escolher cinco pessoas dentre familiares, amigos , colegas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com