TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quais são os principais objetivos da ergonomia

Tese: Quais são os principais objetivos da ergonomia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/9/2013  •  Tese  •  721 Palavras (3 Páginas)  •  749 Visualizações

Página 1 de 3

1 – Quais são os principais objetivos da ergonomia.

A palavra ergonomia é proveniente do grego, origem pela qual exemplifica a si mesma, ”ergos” significa trabalho, ”nomos” as leis. De forma simples, leis trabalhistas.

Em suma, a ergonomia, é uma disciplina aplicada ao trabalho, relacionado a sistemas e ambientes, visando atender tanto as habilidade quanto as limitações físicas e mentais de cada individuo.

A ergonomia cognitiva tem em foco os processos mentais (percepção, memoria, raciocino), a ergonomia física tem interesse na anatomia humana, antropomedria fisiologicas e biomecânicas (postura no trabalho, esforço físico, lesões musculo-tendão) e a ergonomia organizacional busca a melhoria dos sistemas sociotécnicos (design de tarefas, desenho das horas de trabalho, gestão de recursos humanos).

O objetivo da ergonomia é adaptar o trabalho as possibilidades e limitações dos seres humanos, visando melhorar a qualidade de vida no trabalho, os ambientes de trabalho devem ter em mente quem ira utiliza-los e a organização da empresa deve ser projetada de acordo com as características e necessidades de cada individuo dentro dela.

2 – A ergonomia teve sua origem na segunda guerra mundial, em meados de 1949, na ocasião buscava-se o aprimoramento da relação entre homem e maquina, graças a grande demanda de maquinas gerada pela segunda guerra. Foi se observado que mesmo os melhores aviões sendo pilotados pelos melhores pilotos, ainda tinham grande índices de queda, graças aos confusos controles instalados dentro da cabine do avião, a ergonomia na segunda guerra foi instaurada pela maior eficiência das máquinas, por uma informatização cada vez mais difundida e por sua automatização.

3 - A Ergonomia evoluiu com os primeiros estudos sobre o homem, executando atividades profissionais. Desenvolvidos por pesquisadores, engenheiros e médicos do trabalho. Os pesquisadores desenvolviam estudos que visavam compreender o funcionamento do trabalho do homem em atividades de trabalho, engenheiros procuravam melhorar o desempenho do homem no trabalho, através de melhorias nas suas condições de execução. Os médicos do trabalho atuavam na proteção à saúde dos trabalhadores, por meio de estudos do nexo- causal entre doenças e as atividades exercidas pelos trabalhadores. Na segunda guerra, no entanto houve mudanças nesse enfoque, os conceitos de ergonomia eram usados unicamente para guerra, deixando um tanto de lado a preocupação real com o individuo, o objetivo era apenas a otimização do aparato de guerra em questão, criando melhorias em seu comando e a facilitação do seu uso, buscando sempre a automatização quase total do aparato, em contra parte esse período também trouxe a tona uma característica importante da ergonomia, se antigamente operadores eram disciplinados até a exaustão no aprendizado de maquinas complexas, na segunda guerra com a criação de comandos mais simples e cabines mais confortáveis em aviões e tanques, foi estabelecido que a maquina deveria se adaptar ao homem e não o homem a maquina. No entanto ao final da guerra e com a criação da primeira associação nacional de Ergonomia, a Ergonomic Research Society, que reunia fisiologistas, psicólogos e engenheiros, o foco voltou a ser o ser humano e a sua interação com as maquinas e o ambiente de trabalho, com o passar do tempo, novos desafios

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com