TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mercado competitivo

Tese: Mercado competitivo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  Tese  •  287 Palavras (2 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 2

1) Caracterize o mercado concorrencial. Que regra o empresário segue para maximizar seus lucros?

A concorrência pura ou concorrência perfeita é um tipo de mercado em que há grande número devendedores (empresas), de tal sorte que uma empresa, isoladamente, não afeta a oferta do mercado nem, conseqüentemente, o preço de equilíbrio. Nesse tipo de mercado, devem prevalecer as seguintes premissas:Mercado atomizado, composto de grande número de empresas, como se fossem átomos.

Produtos homogênios: não existe diferenciação entre produtos ofertados pelas empresas concorrentes;

Não existembarreiras para o ingresso de empresas no mercado;

Transparência do mercado: todas as informações sobre lucros, preços etc. são conhecidas por todos os participantes do mercado.

Uma característica domercado desse tipo, é que no longo prazo, não existem lucros extras ou extraordinários, (em que as receitas superam os custos), mas apenas os chamados lucros normais, que representam a remuneraçãoimplícita do empresário (seu custo de oportunidade).

2) Confronte o monopólio com o oligopólio. Mostre as características de cada estrutura de mercado e o modo como o preço é fixado em cada uma delas.O mercado monopolista caracteriza-se por existir um único empresário (empresa) dominando inteiramente a oferta, de um lado, e todos os consumidores, de outro. Não há, portanto, concorrência, nemproduto substituto ou concorrente.

O mercado oligopólio caracteriza-se por ser uma estrutura normalmente feita por um pequeno número de empresas que dominam a oferta de mercado. Ele pode ser definidocomo um mercado em que há pequeno número de empresas, como a indústria automobilística, ou então em que há grande número de empresas, mas poucas dominam o mercado, como na indústria de bebidas.

3)Quais as estruturas do mercado de fatores: Como elas se caracterizam?

Concorrência perfeita no mercado de fatores – corresponde ao mercado oferta do fator de produção é abundante, o que torna o... [continua]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com