TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mercado de Capitais: Explanando sobre sua Estrutura Atual

Por:   •  27/8/2017  •  Artigo  •  859 Palavras (4 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 4

Mercado de Capitais: Explanando sobre sua Estrutura Atual

Problema:

Como a organização do financiamento de investimentos no mercado de capitais influencia na eficiência das transações?

Objetivo geral: esboçar sobre a estrutura atual de mercado de capitais explanando sobre sua eficiência na troca de riquezas entre os agentes econômicos.

Objetivos específicos:         

  1. Conceituar o mercado de capitais;
  2. Verificar os principais papeis negociados no mercado de capitais;
  3. Identificar as vantagens referentes aos principais títulos explanados na estrutura desse mercado.

Justificativa:

Tendo em vista que o mercado de capitais atua em diversos tipos de ativos e teve seu surgimento quando o mercado de créditos deixou de atender às necessidades da atividade produtiva, no sentido de garantir um fluxo de recursos nas condições adequadas em termos de prazos, custos e exigibilidades é proposto um estudo que contemple a organização do mercado de capitais. Desta forma, ressalta-se que nesse mercado ocorre a transferência de recursos financeiros entre os agentes tomadores (basicamente as companhias abertas) e os agentes investidores (os aplicadores) percebendo-se o quão significante é explanar sobre a conjectura e meios viabilizados nesse mercado.

Hipóteses:


Revisão Bibliográfica:

O mercado de créditos deixa de atender as necessidades da atividade produtiva, desta forma, para que seja garantido um fluxo de recursos nas condições adequadas em termos dos prazos e de possíveis exigências ocorre o surgimento de mercado de capitais (Pinheiro, 2012). Assim, enfatiza-se que o atual mercado articula os recursos dos poupadores para se obter oportunidades de negócios, viabilizando uma expansão na economia, mas não necessariamente o seu desenvolvimento.

“Isso acontece porque a forma como canalizam recursos por meio da aplicação financeira para os superavitários e crédito para as empresas representa um aumento em endividamento e, consequentemente, comprometimento de resultados futuros com credores financeiros. Já a canalização de recursos por meio do mercado de capitais dá-se pela busca de novos sócios para os empreendimentos que a empresa necessita fazer. O mercado de capitais e, especificamente, o mercado primário de ações, constituem possibilidades importantes para a realização de investimentos com riscos diluídos e representam uma das maiores fontes de desenvolvimento econômico” (PINHEIRO, 2014, p. 193).

O mercado de capitais assume papel dos mais relevantes no processo de desenvolvimento econômico e pode ser definido como um conjunto de instituições e de instrumentos que negociam com títulos e valores mobiliários, objetivando a canalização dos recursos dos agentes compradores para os agentes vendedores (Assaf Neto, 2011).

Esse mercado está estruturado de forma a suprir as necessidades de investimentos dos agentes econômicos, por meio de diversas modalidades de financiamento a médio e longo prazos para capital de giro e capital fixo (Assaf Neto, 2011).

De acordo com sua estrutura, o mercado acionário pode ser dividido em duas etapas: mercado primário e mercado secundário (Pinheiro, 2012).

[pic 1]

     Figura – Estrutura do mercado de capitais

Fonte: Pinheiro, 2012 (Alterado pelos autores).

Principais papéis negociados no mercado de capitais

A lei nº 6.385/76, com alterações feitas pela lei nº 10,303/01, elenca os títulos e valores mobiliários aceitos para negociação no mercado de bolsa: Ações e bônus de subscrição; debêntures e cotas de fundos de investimentos em valores mobiliários, entre outros (Lagioia, 2011).

De maneira sucinta, explanaremos dois dos títulos mais importantes dentro da estrutura desse mercado:

No que refere-se às ações, segundo FORTUNA (1997, p. 307):

“As ações são títulos representativos do capital social de uma companhia que, no caso, é dita aberta por ter seus títulos negociados em bolsa de valores e, portanto, sujeita a uma série de exigências quanto ao fornecimento de informações junto ao público.”.

Analogamente, ao falarmos de debêntures, Pinheiro (2009, p. 213), apresenta:

“As debêntures asseguram aos seus titulares um direito de crédito contra a companhia nas condições constantes da escritura de emissões e do certificado, havendo preferência quanto ao recebimento do capital aplicado. Prestam-se ao carregamento de recursos para o financiamento de capital fixo e de giro das empresas. As debêntures podem ser emitidas por sociedades por ações (sociedades anônimas ou em comandita por ações), de capital aberto ou fechado.”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (103.6 Kb)   docx (21.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com