TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mercado e concorrência auto-reguláveis

Seminário: Mercado e concorrência auto-reguláveis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/12/2014  •  Seminário  •  382 Palavras (2 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 2

O mercado auto regulável e concorrência são características do liberalismo econômico, relação entre Estado e mercado possibilitando o crescimento econômico e o bem-estar social tendo como o ponto de equilíbrio entre liberdade econômica, isso fez a história das sociedades capitalistas a partir do século XIX e marcando assim o movimento pendular: ora mais liberdade no mercado, ora mais intervenção do Estado.

Sendo a história um movimento constante de transformações com momentos mais lentos e outros mais acelerados ao processo de mudanças e os avanços produzidos ao longo do tempo construindo assim uma linha com altos e baixos, especificando as características entre Estado e mercado nas sociedades capitalistas. Como as primeiras ideias de referências da vida social, ficando o Estado à esquerda e o mercado a direita, e como as transformações a história tem provocado alterações no mercado, favorecendo o aumento da produção, e desenvolvendo uma tecnologia de qualidade facilitando para a sociedade alcançar as riquezas que almejava, durante os momentos de dificuldade surgindo cursos de leis do mercado que ficava nas mãos de poucos, e sempre procurando satisfazer as necessidades econômicas do homem por meio das competições.

A concorrência facilita na busca do lucro por meio do mercado que seleciona os mais eficientes, os mais fortes e mais produtivos que fabricam os produtos e prestam serviços de melhor qualidade e preços mais baixos, eliminando assim os mais “fracos” e menos produtivos. É nessa competição centrada da riqueza nas mãos de um grupo levaria a situação do monopólio sendo uma situação de mercado em que existe um só produtor de um bem ou serviço que não tenha substituto próximo. Desta maneira o monopolista exerce grande influência na determinação do preço a ser cobrado pelo seu produto, sendo ele um formador de preço.

Chegando ao fim a concorrência o mercado será praticamente que extinto, uma vez que ele é o espaço que da abertura para que a concorrência produza seus efeitos, conquiste seus clientes, e obtenha o seu lucro, por meio da qualidade, do preço e da produtividade. O mercado é um mecanismo bastante eficaz para acumular riquezas, mas requer algum grau de intervenção do Estado para evitar a sua autodestruição, e com o ensejo concentrado das riquezas surge as desigualdades sociais e a intervenção do Estado para criar um número de igualdade entre os indivíduos s

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com