TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Micro e macroeconomia

Relatório de pesquisa: Micro e macroeconomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/4/2014  •  Relatório de pesquisa  •  764 Palavras (4 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

A administração é a arte de atingir objetivos por meio de pessoas e de grupos, formalmenteestabelecidos. O grupo de pessoas deve ser constituído de maneiradefinida e legalmente organizada, como acontece numa empresa ou entidade.

Esse trabalho vai abordar os preceitos de administração da empresa Ótica Para Todos. Trabalho no qual foi desenvolvido em forma de pesquisa em campo com o proprietário da mesma o Sr. Leôncio Alves.O proprietário tem grande censo de organização com habilidade de assumir riscos e com isso soube aproveitar a oportunidade em começar um negócio próprio, ao observar que a cidade não tinha uma empresa voltada para esse público.

Desenvolvimento

1 Micro e Macroeconomia

A empresa atua no ramo de Óptica (Ótica), comercializando produtos variados como óculos solares, lentes oftálmicas e armações. Fornecendo seus produtos através de vendas no varejo, para pessoas com um menor poder aquisitivo, mas sem deixar de lado a qualidade dos produtos oferecidos.

È uma Microempresa com fins lucrativos e administração centralizada.

Seus clientes são em sua maioria mulheres, com idades variadas, que possuem o ensino primário e poucas são as que têm o ensino médio e com renda de até 1 salário mínimo.

Mesmo sendo uma empresa voltada á anteder o público de menor poder aquisitivo, ela também oferece produtos para pessoas com a renda maior e mais exigentes.

Esses clientes menos abastados, tem preferências por determinadas marcas como é o caso das armações Shellida e YS,por lentes Space small, visão simpleseos que podem gastar um pouco mais,preferem lentes transitions e armações da marca Atitude.

Quando ocorre alteração nos valores dos produtos oferecidos, os clientes questionam e os consultores de vendas oferecem a substituição do produto por outro parecido, mas que possuam os mesmosbenefícios.

Para estas compras, os gastos médios giram em torno de R$150,00 á R$350,00e as formas de pagamentos mais utilizadas é o boleto bancário parcelados em 10 X sem juros.

A empresa revisa seus preços de vendas e de compras com regularidade para oferecer a seus clientes novas possibilidades de compras e para isso, leva em consideração a pesquisa de mercado para saber como seus concorrentes que são: a Ótica Seabra, Ótica Diamantina,Águia Filmes e como eles estão praticando a política de preços no comércio.Além disso, observa como os seus fornecedores repassam seus preços com o objetivo manter-se no mesmo patamar que seus concorrentes.

Para definir preços quando há o aumento, os pontos mais importantes levados em consideração são: o aumento salarial do país e a alteração dos preços de determinados materiais paramais ou para menos. Essa variação terá influencia direta nos preços de vendas dessa empresa mesmo que as quantidades consumidas se mantenham inalteradas.

A empresa faz compras em sua maioria, utiliza como formas de pagamentos de fornecedores as duplicatas bancarias,cheques e pagamentos á vista em espécie.

METODOS QUANTITATIVOS

A empresa Ótica Para Todos utiliza os seguintes métodos quantitativos:

• Controle de estoque

• Pesquisas de satisfação

• Redução de custos

• E metas de vendas diárias para serem alcançadas pelos consultores de vendas

Essa coleta de informações é informatizada através de aplicativos comerciais a qual permite a organização da empresa. Pois são dados coletados em temporeal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com