TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Microeconomia: oferta e demanda

Artigo: Microeconomia: oferta e demanda. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/1/2015  •  Artigo  •  1.715 Palavras (7 Páginas)  •  542 Visualizações

Página 1 de 7

Microeconomia

A Microeconomia é a parte da teoria econômica que estuda o comportamento das famílias, das empresas e os mercados nos quais atuam. Analisa a formação dos preços no mercado de bens, serviços e fatores de produção.

O mercado é composto de variáveis que determinam os preços dos bens, que são: a procura, a demanda, renda do consumidor, gastos e preferências do consumidor, gastos da produção e etc.

Demanda

A Demanda é definida pela quantidade de determinado bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir, num dado período. É considerada como um fluxo, pois deve ser determinada em um certo período de tempo.

Algumas variáveis além do preço também afetam a demanda, sendo elas: riqueza ( e sua distribuição); renda (e sua distribuição); preço de outros bens (substitutos e complementares); fatores climáticos e sazonais; propaganda; hábitos, gostos, preferências dos consumidores; expectativas sobre o futuro; facilidades de crédito.

Oferta

A Oferta é a quantidade de determinado bem ou serviço que os produtores e vendedores desejam em determinado período. Representa um plano ou intenção de produtores ou vendedores, e não a venda efetiva. As variáveis que afetam a oferta de dado bem ou serviço são: quantidade ofertada do bem, preço do bem, preço dos fatores e insumos de produção, preço de outros bens, substitutos na produção, objetivos e metas do empresário.

O comportamento da demanda e da oferta conduz os mercados ao equilíbrio. Quando o preço de mercado está acima do preço de equilíbrio, há num excedente do bem devido à pouca procura causando assim uma diminuição no preço de mercado. Quando o preço de mercado está abaixo do preço de equilíbrio, há uma escassez devido a um aumento da procura, causando assim um aumento no preço de mercado.

Nas economias de mercado os preços são os sinais que orientam as decisões econômicas, e alocam os recursos escassos. Para cada bem existente na economia, o preço assegura que oferta e demanda se equilibrem. O preço de equilíbrio então determina a quantidade do bem que os compradores decidirão comprar e a quantidade do bem que os vendedores decidirão produzir.

Elasticidade

Elasticidade é uma medida da resposta da quantidade demandada ou da quantidade ofertada à variações em seus determinantes.

Alterações de preços unidos a outros fatores determinam a direção do movimento de alteração da oferta e da demanda, mas não medem o tamanho desse movimento, em outras palavras, uma alteração do preço de um bem determinará o que acontecerá com a sua demanda e com a sua oferta, se aumentarão ou diminuirão, mas não podem medir esse aumento ou diminuição. A Elasticidade tem o poder de medir até onde vai esse movimento.

Elasticidade-Preço da Demanda

A lei da demanda afirma que uma queda no preço de um bem aumenta a quantidade demandada dele. A elasticidade-preço da demanda mede o quanto a quantidade demandada reage a uma mudança no preço. A demanda por um bem é chamada elástica se a quantidade demandada responde substancialmente a mudanças no preço. E quando a quantidade demandada responde pouco a mudanças no preço, diz-se que ela é inelástica.

A elasticidade-preço da demanda é a variação percentual na quantidade demandada, dada uma variação percentual do bem. Mede a sensibilidade, a resposta dos consumidores quando ocorre uma variação no preço de um bem ou serviço.

O valor numérico da elasticidade preço da demanda é formado pela disponibilidade dos bens substitutos, essencialidade do bem, importância relativa do bem no orçamento e o horizonte de tempo.

Quanto mais substitutos são os bens, mais elástica é a demanda, pois, dado um aumento de preços, o consumidor tem mais opções para não consumir esse produto. Quanto mais essencial o bem, mais inelástica sua procura, não trazendo muitas opções para o consumidor fugir do aumento de preços.

A importância relativa, ou peso do bem no orçamento é dada pela proporção de quanto o consumidor gasta no bem, em relação a sua despesa total. Quanto maior o peso no orçamento, maior a elasticidade-preço da procura.

O consumidor é muito afetado por alterações no preço quanto mais gasta com o produto. Dependendo do horizonte de tempo de análise, um intervalo de tempo maior permite que os consumidores de determinada mercadoria descubram mais formas de substituí-la, quando seu preço aumenta.

Elasticidade-preço cruzada da demanda é a variação percentual da quantidade demandada do bem, dada uma variação percentual no preço de outro bem.

Elasticidade-preço da oferta

Mede a variação percentual da quantidade ofertada, dada uma variação percentual no preço do bem.

Politicas Govenarmentais

As políticas governamentais são mecanismos que, além da oferta e da demanda, afetam diretamente nos preços dos bens e serviços.

Os controles de preços costumam ser aplicados quando os formuladores de políticas acreditam que os preços de mercado de um dado bem ou serviço são injustos para os compradores ou para os vendedores.

O objetivo das políticas governamentais é o de eliminar as injustiças do mercado. Mas essas políticas também podem gerar injustiças, pois muitas vezes elas têm efeito que os seus formuladores não planejam.

Além do controle de preços, os formuladores usam também os impostos para influir nos resultados dos mercados e levantar receitas para fins públicos.

Controle de Preços

Num mercado competitivo e livre de regulamentação governamental, o preço de um bem automaticamente se ajustará para equilibrar a oferta e a demanda.

Ao preço de equilíbrio, a quantidade desse bem para que os compradores desejarem comprar será exatamente igual a quantidade que os vendedores desejam vender.

Um preço máximo é um valor máximo legal para um preço de um bem ou serviço. Um exemplo de preço máximo é o controle dos alugueis. Se o preço máximo está abaixo do preço de equilíbrio, a quantidade demandada excede a quantidade ofertada. Por causa da escassez resultante, os vendedores precisam racionar de alguma forma o bem ou serviço entre os compradores.

Um preço mínimo é um valor mínimio legal para o preço de um bem ou serviço. Um exemplo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com