TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mitiigaçao do Risco

Por:   •  18/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  469 Palavras (2 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 2

3.2 Mitigação do Risco

As operações de hedge têm o objetivo de neutralizar, total ou parcialmente, os riscos de mercado e/ou de crédito incidentes sobre as exposições trading e banking, em observância às estratégias definidas e ao nível estabelecido de tolerância ao risco. Hedge é uma operação que tem por finalidade proteger o valor de um ativo contra uma possível redução de seu valor numa data futura ou, ainda, assegurar o preço de uma dívida a ser paga no futuro.

Para tanto são negociados instrumentos financeiros, mercadorias ou derivativos, com o objetivo de neutralizar, total ou parcialmente, os riscos de mercado incidentes sobre as exposições, em observância às estratégias definidas e ao nível estabelecido de tolerância ao risco. Os derivativos proporcionam um mecanismo de hedge para os agentes econômicos - proteção contra os efeitos adversos das variáveis de mercado, e sobre as quais os mesmos não têm controle.

Todo e qualquer instrumento financeiro, mercadoria ou derivativo pode ser considerado e utilizado como instrumento de hedge, desde que configurem produtos cuja negociação tenha sido previamente autorizada e cujo desempenho financeiro esperado atenda aos objetivos pretendidos com a estratégia de mitigação de riscos de mercado. Derivativo é todo instrumento financeiro cujo valor está relacionado ao preço de determinado ativo-base, isto é, dele deriva. Os derivativos são estruturados de tal forma que sempre envolvem direitos (ativos) e obrigações (passivos). Equivalem a “pacotes” de operações tradicionais (cash instruments) e apresentam o mesmo perfil de risco. Visualizando-se de outra forma:

Δ Valor de Mercado [Hedge] = - Δ Valor de Mercado [Carteira]

Dessa forma, depreende-se que a variação do valor de mercado de um ativo de proteção será igual a variação da perda obtida na carteira de private banking. Isto é, quando a operação for igual a zero, haverá proteção dos ativos da carteira principal – valor de mercado da carteira. Por outro lado, quando a operação for negativa, haverá perda de valor do principal da carteira a proteger, um malefício a carteira, e por fim, quando a diferença entre as carteiras for positiva, a operação de hedge terá gerado um beneficio líquido positivo, lucro, na operação.

Como será a abordado no tópico quatro deste trabalho por meio do Relatório ANBIMA Consolidado da Indústria de Private Banking, referente ao primeiro semestre de 2014, observa-se um direcionamento aos ativos de renda fixa e multimercados, quer através de fundos (abertos, exclusivos, restritos) quer por aquisição direta dos títulos e valores mobiliários. Tal ação por parte desses gestores de fundos private poderá ser elencada como forma de hedge natural daquela carteira, diversificando a carteira com vários ‘tipos’ de investimentos visando sua proteção.

Assim, cumpre-se destacar os principais produtos de investimentos escolhidos pelos clientes private no país: Fundos de Investimentos, Fundos de Investimento em Cotas de Fundo de Investimentos, Fundos Multimercados, Certificados de Depósitos Bancários, Debêntures, Ativos com Lastro Imobiliário, Ativos com Lastro Agrícola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (42.1 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com