TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo de estrutura –conduta-desempenho

Artigo: Modelo de estrutura –conduta-desempenho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  Artigo  •  562 Palavras (3 Páginas)  •  660 Visualizações

Página 1 de 3

MODELO DE ESTRUTURA –CONDUTA-DESEMPENHO

A Estrutura-Conduta-Desempenho, tem como objetivo organizar a industria conseguindo determinar o desempenho das empresas a partir de uma análise da estrutura de mercado, bem como da conduta adotada pelas firmas inseridas nessa estrutura. Em outras palavras, o que determina a atuação das firmas é a estrutura de mercado e a conduta praticada pelas firmas inseridas nesse mercado.

Simões (2006) define estrutura de mercado como o conjunto de características existentes que determinam as relações entre compradores e vendedores, tanto os já estabelecidos com os potenciais. Assim, os agentes que constituem a estrutura são, tanto os que já estão presentes de alguma forma, quanto aqueles desejosos de entrar no mercado.

Outra característica relevante da estrutura é o grau de concentração dos compradores. Assim como os vendedores, os compradores de uma determinada indústria também podem organizar-se que os beneficiem. O grau de diferenciação dos produtos também é um dos fatores que influencia na estrutura de mercado. outro fator que caracteriza a estrutura é a condição.

2.1.1 ESTRUTURA DO MERCADO

É importante definir que as principais estruturas de mercado são consideradas pela teoria econômica. Entretanto, para o estudo do oligopólio, que mais interessa ao trabalho, as explanações serão mais detalhadas. Essa escolha deve-se à hipótese do autor de que a estrutura do setor supermercadista do Rio Grande do Sul é um oligopólio.

Para você entender melhor as nomenclaturas, e seus significados, abordamos as principais Estruturas de Mercado (Capitalista):

a) Concorrência Perfeita: corresponde à situação de um mercado em que há grande número de ofertantes/vendedores de um determinado bem ou serviço e um grande número de compradores/consumidores, onde se utilizam diferentes instrumentos de negociação, tais como: preços, qualidade dos produtos, serviços pós-venda, etc. Ex. Mercado do Café, açúcar, petróleo, etc.

b) Monopólio: é um caso extremo de concorrência imperfeita em que um único vendedor tem o controlo total da oferta de determinado produto ou serviço. Numa situação deste tipo, a falta de concorrentes leva a que os preços praticados sejam superiores aos preços de mercado que ocorreriam numa situação com concorrência e leva também a que existam poucos incentivos para que sejam efetuados esforços no sentido de melhorar a qualidade e a inovação, criando assim ineficiências de mercado que muitos países tentam evitar através de leis antimonopólio. Ex. Correios e Telégrafos. O mercado de fornecimento de energia elétrica é monopolista, pois embora haja mais de um produtor, este é monopolista em sua região. (ex: Light só no RJ, Eletropaulo em SP).

c) Oligopólio: situação de mercado em que a oferta é controlada por um pequeno número de vendedores, e em que a competição tem por base, não as variações de preços, mas a propaganda e as diferenças de qualidade e tecnologia. Ex. No Brasil podemos citar a indústria automobilística, formada por cinco firmas: General Motors, Ford, Fiat, Peugeaut, Honda que atuam em plena liberdade na dominação do mercado, visto que nenhuma firma local que seja potente ameaça este poderio.

d) Concorrência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com