TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Moeda e Inflação: a questão da causalidade

Por:   •  21/5/2017  •  Projeto de pesquisa  •  351 Palavras (2 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 2

Moeda e inflação: a questão da causalidade

Este artigo analisa as relações de causalidade existentes entre as variáveis monetárias (meios de pagamento e base monetária) e a taxa de inflação.

Este trabalho procura responder se teriam as autoridades monetárias, no Brasil, exercido um controle efetivo sobre as variáveis monetárias, notadamente dos meios de pagamento e da base monetária.

Foram aplicados os testes de Sims e Granger para o mesmo conjunto de dados e intervalos de tempo, de modo a investigar a consistência dos resultados.

  1. Em qual contexto se encaixa o artigo?

Contexto teórico: A literatura econômica recente é que a ênfase dada pelos monetaristas é na controlabilidade e não na exogeneidade da política monetária. A questão da endogeneidade ou exogeneidade da política monetária não deve ser colocada em termos de um confronto entre a visão monetarista e a estruturalista, mas sim em termos da efetiva controlabilidade das variáveis por parte das autoridades monetárias.

Contexto temporal: Verificou-se que isto ocorre apenas quando se examina o período 1946-81 subdividido em quatro outros (1946-56, 1957-64, 1965-71, 1972-81).

  1. Qual é a contribuição, a novidade do artigo?

O artigo apresenta uma crítica metodológica relacionada ao relação casualidade entre a variação monetária e a taxa de inflação.

  1. Qual é a metodologia empírica?

Este trabalho consistiu na utilização de um método empírico para a determinação dos filtros necessários ao exame da causalidade entre variáveis monetárias e inflação, pelo teste de Christopher Sims baseado no conceito de casualidade de clive Granger.

  1. Quais problemas enfrentaram os autores e como os resolveram?

Os resultados sugerem, portanto, uma maior sensibilidade dos meios de pagamentos, quando comparados com a base monetária, em relação à inflação. Esta por sua vez seria influenciada por ambas as variáveis monetárias: meios de pagamento e base monetária. Decidiu-se verificar se os resultados se alterariam em face de intervalos de tempo distintos. Esta hipótese efetivamente ocorreu quando se desdobrou o período 1946-81 em quatro outros: 1946-56; 1957-64; 1965-71 e 1972-81. Para examinar a consistência dos resultados com relação a outros métodos de detecção de causalidade foi implementado o teste de Granger, tomando-se por base o mesmo conjunto de dados e os mesmos períodos de tempo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (50.5 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com