TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Monografia textual

Por:   •  17/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.733 Palavras (11 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2][pic 3]

        SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

Ciências econômicas

camila lima da silva

O ESTADO E A ECONOMIA

[pic 4]

                                                         RIO DE JANEIRO

                                                                  2015

                                           CAMILA LIMA DA SILVA

O ESTADO E A ECONOMIA

Trabalho de ciências econômicas 1º Período apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Introdução a Economia, Homem cultura e sociedade, História econômica geral, Matemática comercial e financeira.

Professores: Alexander Luis Montini, Claudiane Balan, Reinaldo Nishikawa, Valdeci da Silva Araújo e Tutor Claudio Roberto

RIO DE JANEIRO

2015

Sumário

1 Introdução ..................................................................................................04

2 O estado e a economia..............................................................................05

2.1  A alta carga tributária de um país e o desenvolvimento de uma nação...05

2.2 Emissão de moeda e a desvalorização do dinheiro..................................05

2.3 Efeitos adversos da elevação da taxa de juros.........................................05

3 Homem cultura e sociedade....................................................................06

3.1 Fundamentos do estado moderno partindo do absolutismo.....................06

3.2 Importância do pensamento moderno para o estado e a economia que conhecemos hoje............................................................................................07

3.3 Espera-se sempre que o governo faça isso ou aquilo para a sociedade, pois raramente compreende-se que é da própria sociedade que o governo precisa tirar algo para existir.......................................................................................07

4 História econômica geral..........................................................................08

4.1 Desenvolvimentismo.................................................................................08

5 Matemática comercial e financeira..........................................................08

5.1 Conceito de juros e modelo de operação financeira................................08

5.2 O custo do dinheiro é a remuneração do sacrifício para o poupador ou o custo do beneficio para o tomador.................................................................09

Conclusão......................................................................................................10

Referências....................................................................................................11


1 INTRODUÇÃO

                 

        Essa produção textual se compromete em abordar os aspectos básicos da economia e a relação do estado com a economia. A economia possui um papel fundamental para o entendimento da funcionalidade de um país. Através do texto de Diego Cezar foi feito uma analise sobre o estado e a economia oferecendo uma visão ampla sobre os principais aspectos e questões desse tema. Esse trabalho acadêmico aborda desde a alta do juro e da carga tributária até o modelo de política econômica usada no Brasil nos dias de hoje. De uma maneira geral procura esclarecer de forma simples e completa o papel do estado dentro de um país tanto nas questões sociais, econômicas e histórica.

2. INTRODUÇÃO A ECONOMIA

2.1 A ALTA CARGA TRIBUTÁRIA DE UM PAÍS E O DESENVOLVIMENTO DE UMA NAÇÃO,

A carga tributária é a soma de impostos arrecadados pelo governo ( federal, estadual e municipal) mais tudo o que é gerado no país ( industria, comércio, serviços), ou seja, um conjunto de taxas que recaem sobre uma atividade qualquer. Economicamente falando, quanto maior a economia maior a carga tributária ( importação e exportação) e, quanto maior a carga tributária, maiores são os impostos cobrados pela população o que gera bens que devem voltar para a sociedade em forma de serviços públicos. Se a carga tributária sofre um aumento supõe-se que o governo esteja gastando mais, porém para atender com competência a sociedade, o governo precisa diminuir seus gastos. Nem sempre uma grande arrecadação de impostos significa boa distribuição dos serviços públicos do estado. O excesso de tributos bloqueia um bom crescimento econômico, pois impede as industria de se expandirem, desestimulam a exportação, reduz o poder de compra das famílias.

2.2 EMISSÃO DE MOEDA E A DESVALORIZAÇÃO DO DINHEIRO.

O excesso de moeda em circulação gera a inflação. Seria ótimo se o governo pudesse imprimir mais moedas e assim pagar suas dividas, mas na prática isso gera inflação. O conceito é bem simples, o excesso de moeda em circulação eleva o preço de mercado, ou seja, com seu dinheiro se compra cada vez menos, ele perde o seu valor de compra. È preciso que a balança de produção de bens e a quantidade e moeda estejam sempre em equilíbrio para não ocorrer saldo monetário negativo, pois o aumento da moeda gera mais demanda, o que faz a oferta ter de aumentar o seu preço para não ocorrer escassez e se o preço sobre, é preciso aumentar ainda mais o número de moedas o que gera desvalorização do dinheiro de um país.

2.3 EFEITOS ADVERSOS DA ELEVAÇÃO DA TAXA DE JUROS E O IMPACTO DESSE AUMENTO NAS DESISÕES DE INVESTIMENTO DOS EMPRESÁRIOS E NAS CONTAS EXTERNAS.

 Quando a inflação sobre, o governo normalmente toma a medida de aumentar as taxas de juros, afim de combater esse problema. Aumentando a taxa de juros reduz o nível de atividades econômicas no país, a oferta diminui e com isso tende a controlar a inflação. Como o governo normalmente tem grandes divida, o aumento da taxa de juros se torna ruim, pois inibe o poder de investimento do governo, fazendo mesmo pagar mais pelas mesmas dividas. Isso gera um descontrola nas contas internas do país. Como esse aumento tona mais caro o capital, ele é maléfico para o setor privado, pois aumenta o risco e os empresários passam a procurar investimentos de baixo risco, ou seja, buscam custos de oportunidades mais seguras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)   pdf (1.4 Mb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com