TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Monopolio

Por:   •  2/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.117 Palavras (5 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 5

Questão 1. O ser humano tem necessidades ilimitadas porém seus recursos para satisfazê-las são limitados, se não houvesse essa escassez de recursos todos teriam condições de comprar qualquer coisa a qualquer preço, não haveria competitividade de mercado, não haveriam variedades de produtos, a sociedade não necessitaria então de um estudo que abordasse os problemas centrais da economia  (o quê, quanto, como e para quem produzir) , visto que eles não existiriam, mas como nossa realidade é outra, necessitamos e muito de tal estudo.

Questão 2. A curva de possibilidade de produção ou transformação, nos dá uma noção de limites, ou seja minhas necessidades são ilimitadas porém meus recursos limitados sendo assim preciso balancear o que me é essencial, o que é necessário ( restrições orçamentárias).A curva reuni todas as combinações possíveis no uso de fatores de produção para que as necessidades sejam atendidas da melhor forma possível.

Questão 3. A curva é decrescente devido ao ‘sacrifício’ que tem de ser feito ao optar pela produção de um bem em relação a outro bem. O crescimento na produção de um bem implica diretamente na queda da produção de um outro bem, o côncavo econômico

Questão 4. A família dá sua mão de obra para a empresa, que paga um salário a ela, o governo recolhe impostos tanto da família quanto das empresas para fornecer serviços públicos a sociedade, e as famílias consomem o que as empresas produzem fazendo com que a empresa lucre e produza mais. Este fluxo de bens e serviços e de pagamentos é que determina quais os produtos devem ser produzidos, em que quantidade, de que forma e para quem.

Questão 5.Bens de Capital, são bens utilizados na fabricação de outros bens,são eles máquinas, equipamentos e instalações e esses bens não se desgastam durante o processo de produção.

Bens de consumo, são aqueles utilizados diretamente para consumo humano, podem ser duráveis (refrigeradores, automóveis etc.) e não duráveis por exemplo, alimento e material de limpeza

Bens Intermediários, são aqueles que são utilizados na produção de outro bem, diferente dos bens de capital, neste é utilizado completamente no processo produtivo como por exemplo, matéria prima.  

Fatores de produção, são os recursos de produção da economia, sendo constituídos de recursos humanos (trabalho e capacidade empresarial), terra, capital e tecnologia.

Questão 6. Argumento Positivo, são argumentos baseados em fatos, já os argumento normativos são argumentos baseados em valores, aspectos morais e religiosos, são argumentos pessoais.

Questão 7. A Economia é limitada pelo meio físico, dado que os recursos são escassos, se ocupa de quantidades físicas e das relações entre essas quantidades, como a que se estabelece entre as produção de bens e serviços e os fatores de produção utilizados no processo produtivo. Logo a matemática e a estatística, se tornam necessária para estabelecer relações entre variáveis econômicas. A matemática por sua vez torna possível escrever de forma resumida importantes conceitos e relações.

Questão 8.   Os Mercantilistas acreditavam que para um pais ser rico ele deveria exportar o Maximo que pudesse e impor barreiras para importações, pois nesta época as transações entre países eram feitas com pagamento em ouro e para os mercantilistas um pais só seria rico se tivesse mais ouro em seu poder do que os outros países.

Os fisiocratas acreditavam que o único meio de gerar riqueza em um pais era através da agricultura, segundo esta escola de pensamento as outras atividades não agregavam valor, apenas transformavam uma mercadoria (matéria-prima) em outra (bens finais) enquanto que a agricultura gerava novos produtos sem necessitar de matéria prima.

Questão 9. Foi Adam Smith, que trouxe uma nova moral, a da valorização do trabalho Defende a liberdade contratual, pela qual patrões e empregados são livres para negociar, defendia também a  ideia de que deveria haver total liberdade econômica para que a iniciativa privada pudesse se desenvolver, sem a intervenção do Estado. A livre concorrência entre os empresários regularia o mercado, provocando a queda de preços e as inovações tecnológicas necessárias para melhorar a qualidade dos produtos e aumentar o ritmo de produção. Sua principal obra foi A Riqueza das Nações escrita em 1776. Nesta obra Adam Smith buscou diferenciar a economia política da ciência política, a ética e a jurisprudência. Fez também duras críticas a política mercantilista e sua intervenção irrestrita na economia. Porém, a teoria principal defendida por Adam Smith nesta obra é a de que o desenvolvimento e o bem estar de uma nação advém do crescimento econômico e da divisão do trabalho. Esta última, garante a redução dos custos de produção e a queda dos preços das mercadorias. Defende também a livre concorrência econômica e a acumulação de capital como fonte para o desenvolvimento econômico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (91.4 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com