TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Monopólio

Projeto de pesquisa: Monopólio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.653 Palavras (7 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 7

Índice

Introdução 1

Objectivo Geral 1

Objectivos Específicos 1

Metodologia 1

Monopólio 2

Conceito 2

Características 2

Barreiras à entrada 2

Barreiras estruturais 2

Barreiras estratégicas 3

Comportamento do Monopolista 3

Maximização do Lucro 4

Vantagens e Desvantagens do Monopólio 7

Conclusão 8

Bibliografia 9

Introdução

A fim de proporcionar um crescimento mais amplo, as empresas vivem observando mudanças com o intuito de aumentar a competitividade de sua participação no mercado global e de vendas em relação a seus produtos. Nesta óptica, os administradores dispostos a alcançar alguns objetivos verificam que os mesmos precisam muito mais do que um bom produto, faz-se necessário que se esteja atento para o canal de distribuição, percebendo se sua comunicação encontra-se voltada para o preço e se este reflecte o valor que o mercado dispõe e se está a gerar lucro.

Segundo Kotler, tem-se como principal problema econômico a grande demanda de capacidade produtiva, isto é, a escassez está focada nos clientes e não nos produtos, sendo assim, os administradores estão visando melhorar a qualidade dos produtos e diminuir o preço; todavia na nossa atualidade o preço constitui-se fator primordial para alcançar um melhor desempenho e a competitividade dos produtos.

Se a procura que se dirige à uma empresa em concorrência é perfeitamente elástica, a procura que o monopolista enfrenta apresenta uma elasticidade que depende do nível de preço praticado, uma vez que se trata de toda a procura presente no mercado.

Objectivo Geral

Tem-se como objectivo evidenciar através de fontes bibliográficas quea política de preço é o factor essencial para declínio ou ascensão de uma empresa.

Objectivos Específicos

Demonstrar o comportamento do monopolista no mercado, bem como a relação deste com o mercado consumidor;

Diagnosticar através de fontes bibliográficas, quais os caminhos para se ter uma melhor formulação de preço em monopólio;

Demonstrar a importância do preço do produto para as empresas monopolísticas.

Metodologia

A metodologia utilizada para execução do trabalho, consistiu na utilização do método de abordagem dedutiva fazendo uso da técnica de pesquisa bibliográfica através de livros e da internet. 

Monopólio

Conceito

Monopólio do grego monos, que significa “um” e polein, que significa “vender” é uma estrutura de mercado na qual existe apenas uma empresa produtora. Ou seja, monopólio é a exploração sem concorrente de um negócio ou industria, em virtude de um privilégio. É a posse ou o direito em carácter exclusivo. É vender um produto ou serviços sem concorrente, por altos preços.

Características

Existe uma única empresa do lado da oferta;

Existem muitos compradores de pequena dimensão;

Não existem substitutos próximos;

Existe informação perfeita (os consumidores estão perfeitamente informados sobre o preço e as características do produto do monopolista);

Barreiras à entrada

Barreiras à entrada são factores que dificultam a entrada de novas empresas numa indústria, que podem ser de natureza estrutural ou estratégica.

Barreiras estruturais

As barreiras estruturais decorrem das características dos mercados:

Economias de escala: o mercado (em termos de procura) pode ser demasiado pequeno para suportar um número elevado de empresas. Tal acontece quando há elevadas economias de escala. Um caso extremo diz respeito aos monopólios naturais: para os volumes de produção relevantes, o aproveitamento das economias de escala exige que haja apenas um produtor no mercado - uma única empresa pode produzir o output total com menor custo que um número maior de empresas;

Vantagens absolutas de custos: custos inferiores, resultantes por exemplo da experiência de estar no mercado há mais tempo, ou de se utilizar uma tecnologia mais eficiente ou de se ter acesso a preços dos factores produtivos mais baixos, permite ao monopolista baixar o preço e ganhar guerras de preço;

Patentes e concessões: trata-se de uma protecção legal para uso exclusivo do produto que a empresa desenvolveu, permitindo a recuperação dos investimentos assumidos e fomentando a inovação (exemplo: indústria farmacêutica);

Diferenciação: quando o produto é diferenciado, a existência de muitas empresas pode tornar os custos não suportáveis;

Restrições do comércio internacional: é o caso de tarifas e quotas protectoras de mercados internos.

Barreiras estratégicas

As barreiras estratégicas decorrem da acção das empresas instaladas com o objectivo de evitar a entrada.

Preço limite: a empresa existente pode adoptar políticas de preços, baixando o preço e obrigando as potenciais entrantes a enfrentarem prejuízos se decidirem entrar no mercado.

Excesso de diferenciação (proliferação de marcas). Exemplo: Nos EUA, há 15 anos, existiam 4 empresas de cereais de pequeno-almoço. Essas empresas criaram 20 marcas. Foi provado em tribunal que essas 4empresas estavam a produzir marcas a mais, o que impedia qualquer outra empresa de entrar no mercado.

Controle de inputse outlets: a empresa presente no mercado controla o acesso aos factores produtivos e aos postos de venda (chocolates no Reino Unido: as duas maiores empresas têm contratos com supermercados o que dificulta a entrada de outras empresas neste canal de distribuição);

Publicidade:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com