TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Métodos quantitativos utilizados para gerenciamento de negócios

Artigo: Métodos quantitativos utilizados para gerenciamento de negócios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  Artigo  •  1.211 Palavras (5 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

A finalidade deste trabalho é poder esclarecer e entender melhor os assuntos estudados sobre as disciplinas de macroeconomia e microeconomia, seminário, ética, política e sociedade e métodos quantitativos de uma forma clara e objetiva. Tais assuntos são relevantes e indispensáveis para a formação de um bom administrador.

Relacionados à microeconomia e macroeconomia existem três grandes temas importantes sobre o nível de produção e o emprego, a taxa de câmbio e a inflação. Estes itens têm interferências do governo com a adoção de medidas econômicas. Quanto a métodos quantitativos aplicados à gestão empresarial é um conceito que auxilia os gestores na tomada de decisões dentro do ambiente organizacional. E quem é capaz de entender a informação e usá-la de maneira eficaz será assim um gestor bem sucedido.

A ética política e sociedade estão relacionadas a valores e costumes que alteram a organização social e também a gestão administrativa, ou seja, a administração volta a ser gerida a partir de um modelo voltado para conquista de clientes.

DESENVOLVIMENTO

O aprendizado por meios de técnicas e metodologias de ensino mais dinâmica ajuda ao aluno ou futuro gestor a tomar gosto e interesse pela atividade que irá exercer. Um destes métodos são os empresarios ou jogos de empresas, ainda que não sejam tão simples de aplicá-los, são exemplos de métodos ou técnicas que os futuros gestores poderão utilizar na junção teoria e prática para a resolução de vários tipos de problemas.

A Macroeconomia se refere ao comportamento da economia como um todo, com fases de recuperação e recessão, a produção total de bens e serviços da economia e o crescimento do produto, também as taxas de inflação e desemprego, e taxa de câmbio. Refere-se ainda com as flutuações a curto prazo que constituem o ciclo de negócios. Políticas fiscais, monetárias, cambiais e creditícias. Atua com o estoque de dinheiro que circula, a balança comercial, as variações nos preços e salários, exportação e importação, etc.

Contudo possam parecer uma divisão rígida, Microeconomia e Macroeconomia acabam se confundindo no cotidiano das empresas e pessoas. Afinal, por mais que eu tenha em mente minha equação de demanda devidamente derivada (micro), políticas econômicas, câmbio, inflação (macro), acabam por afeta-la a todo momento, ou seja uma coisa está sempre ligada a outra.

Nas instituições, assim como a análise da industria onde ela está inserida e a caracterização de seu mercado (micro), é importante também conhecer (e se antecipar) às atitudes governamentais, no que se refere a redução de taxa de juros, políticas de crédito e subsídios e comércio exterior (macro).

A atuação da Microeconomia economia está diretamente ligada ao âmbito dos consumidores e das empresas Atua com as preferência dos consumidores e a utilidade que essas preferências lhe conferem a qual podemos traçar suas escolhas.

Com a microeconomia é possível o desenvolver modelos de fenômenos sociais simples, o que pode certamente será muito útil antes de se lançar um produto novo para mercado, por exemplo, e por se referir a mercado, esse é um dos pilares do estudo da microeconomia.

A Microeconomia está ligada com a economia da empresa. São verificadas a oferta e a demanda, economia marginal, mercados, concorrência perfeita, elasticidades, etc.

A Macroeconomia está relacionada aos entes econômicos e seus relacionamentos considerando variáveis como Poupança, Demanda x Consumo, PIB, RIB, Famílias, Governos, Mercado Internacional, e outros.

As medidas de tendência central são utilizadas em uma amostra como forma de representar todos os valores de determinada amostra em um único valor. A medida de tendência central será um tipo de medida eleita que representará uma concentração de medidas ao redór do valor estipulado.

São três os tipos de medida central utilizados em amostras: a média aritmética, a mediana e a moda. As medidas de dispersão são o Desvio (absoluto) médio, a Variância e o Desvio Padrão; o Intervalo de Variação e o Intervalo Inter-Quartis, que são medidas de distância costumam apresentar-se conjuntamente com as primeiras; o Coeficiente de Variação permite concluir da representatividade da média.

É dada preferência aos métodos de Amostragem Probabilísticos quando o utilizador tende extrapolar com confiança para o Universo os resultados obtidos a partir da amostra. Neste tipo de amostragem é possível demonstrar a representatividade da amostra assim como calcular estatisticamente o grau de confiança com o qual as conclusões tiradas da amostra se aplicam ao Universo.

Os números-índices representam medidas estatísticas usadas por engenheiros, administradores e economistas para comparar grupos de variáveis que se relacionam entre si e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com