TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NOÇOES DE ECONOMIA E MERCADO

Por:   •  8/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.165 Palavras (13 Páginas)  •  551 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

ESCOLA DE EDUCAÇÃO TÉCNICA PROFISSIONAL

CURSO TÉCNICO EM TRANSAÇÕES IMOBILIÁRIAS

ECONOMIA E MERCADO - ATIVIDADE PROGRAMADA ORIENTADA - APO

.

 

Salvador-Bahia

Julho/2015

ECONOMIA E MERCADO - ATIVIDADE PROGRAMADA ORIENTADA - APO

Atividade pedagógica que se submeterá à avaliação na disciplina Economia e Mercado do Curso de Técnico de Transações Imobiliárias, na Escola de Educação Técnica Profissional – Valor Cursos.

Professora:

Salvador-Bahia

Julho/2015

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO

2.  Referencial Teórico  (2 paginas)                                                                      

2.1 CONCEITOS

2.2 FUNÇÃO DEMANDA

2.3 FUNÇÃO OFERTA

2.4 - OLIGOPÓLIO

3. SALVADOR  - Histórico    (Área de Salvador)                                                                                                      

3.1  Crescimento de Salvador

4. Construtora

5. REGIÃO  -   (Será sorteada uma região por dupla)   (3 paginas)                                                                                            

 -   Horto Bela Vista

 5. CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES                                                                                                                    
6.  REFERÊNCIAS    


1. INTRODUÇÃO

Não há pretensão de exaurir os temas estudados e exibidos no presente trabalho, mas lançar um olhar observador e crítico em um empreendimento imobiliário previamente escolhido com fim de facilitar o aprendizado da disciplina.

O destino fim compreende, ainda, instrumento de aferição da tomada de postura da assimilação e aprendizado deste discente perante o robusto trabalho pedagógico docente empregado.

Afunilando, ainda, pretende-se no presente trabalho, entender os temas propostos, tomando como ponto de partida o referencial teórico em que serão considerados os conceitos que logo serão analisados, quais sejam: a Função Demanda, a Função Oferta e o Oligopólio.

No capítulo seguinte far-se-á uma sucinta explanação do cenário histórico da cidade de Salvador-Ba, como lastro para compreensão de todos os pontos abordados.

No capítulo posterior será introduzida uma pequena observação crítica na construtora, no empreendimento estrategicamente escolhido nesta Atividade Orientada, e a especificada torre selecionada para o desdobramento do estudo.

2.  REFERENCIAL TEÓRICO  

                                                                 

2.1 CONCEITOS

2.2 - FUNÇÃO DEMANDA

Quando o dicionarista sai ao campo em busca de signos lingüísticos, deve se desvincular de seus conceitos para, de boa mente, aceitar a originalidade dos conceitos atrelados aos significados e significantes nos diversos dialetos da mesma língua. De maneira que são vários os significantes para os mesmos significados. Esses são argumentos frutos da intelectualidade aplicada do cientista linguístico Ferdinand de Saussure (1916).

Convida-se o leitor para apurar a atenção, pois que, para falar de Demanda, segue-se o mesmo vetor. É que várias são as definições encontradas em dicionários, obedecendo ao explanado acima.  O dicionário Priberam elenca múltiplas definições, das quais há uma logicamente aplicada ao termo estudado do ponto de vista da Economia: Ação de procurar. = BUSCA, PROCURA. É sensato perceber que tal conceito foi empregado como termo técnico em Economia por Sandroni (1989, p. 79).

Para falar sobre Demanda, a partir do conceito de Sandroni, fica melhor introduzindo a intrincada situação envolvendo os apartamentos de apenas um quarto na metrópole e até região metropolitana de Salvador. Segundo notícia veiculada pelo jornal Tribuna da Bahia (2105), os imóveis apartamentos com tamanhos que variam entre os 20m² e 40m², por conseguinte imóveis com até um quarto, representam percentual inferior a 1% dos empreendimentos projetados em Salvador em tempos atuais, mas continuam sendo bastante procurados, bem demandados.

Esse fenômeno pode ser pela menor perspectiva de lucro, ou ainda por um erro de visão econômica na área; e mais tecnicamente ensinam os pesquisadores da seara econômica que “a lei da demanda diz que, regra geral, o preço e a quantidade demandada num determinado mercado estão inversamente relacionados”. Mas certo está, pelos indicadores expostos na notícia, que existe sim, uma demanda considerável pelos modelos preteridos no mercado de produção.

        Disserta o jornal:

“De acordo com o presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis da Bahia (Creci-BA), Samuel Prado, a maior parte dos consumidores que adquirem uma unidade habitacional de um quarto são pessoas que pretendem fazer negócios com o imóvel. “Muitas vezes, quem compra, pensa em alugar o espaço para visitantes, turistas e pessoas que estão começando a morar na cidade, visto que há um público grande em busca desses espaços mais em conta, e também mais práticos”.

Ele argumenta que, a depender da situação, o apartamento de um quarto pode ser mais vantajoso do que hotéis e outros locais de hospedagem, para o caso de quem viaja sozinho, ou mesmo em casal. “Os apartamentos dispõem de uma área de serviço, e cozinha, onde a pessoa pode fazer suas refeições sem gastar muito comendo fora”.

Além do lado positivo para o turista, o recém-chegado habitante de outra cidade também acaba optando por uma moradia menor e mais bem localizada. Estudantes ou profissionais com origem fora do estado também integram o público-alvo, assim como recém-casados, em início de formação profissional. Não à toa, a maior parte dos imóveis à venda e disponíveis para locação fica situado justamente em bairros mais desenvolvidos da cidade”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)   pdf (244.7 Kb)   docx (287.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com